27/05/2022 às 15h27 - atualizada em 27/05/2022 às 16h24
/
As chuvas que atingem Alagoas nos últimos dias deixaram 3.572 pessoas desabrigadas e desalojadas em 33 municípios. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil de Alagoas nesta sexta-feira (28).
Ao todo, são 1.752 pessoas desabrigadas e 1.820 desalojadas. O município com maior número de desabrigados é São Miguel dos Campos, com 957 pessoas afetadas pelas chuvas.
Na capital, foram contabilizadas 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas.
Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são Rio Largo, com 297 desabrigados; Feliz Deserto, com 272 desabrigados e desalojados; e Coruripe, com 261 desabrigados.
A previsão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é de chuvas isoladas, intercaladas com períodos de tempo seco nesta sexta em todo o estado, principalmente nas regiões ambientais do Agreste, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
Nível dos rios seguem em elevação
O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Semarh informou que os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados e devem continuar subindo, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba.
Assim, há riscos de transbordamento durante esta sexta-feira (27), agravando ainda mais a situação dessas áreas, no decorrer dos próximos dias.
O Rio Jacuípe permanece acima de sua cota de transbordamento, com elevação gradual. A cota de alerta para cheia é de 530 cm, e às 9h desta sexta, a cota apresentou 560 cm, com tendência de elevação.
O Rio São Miguel segue elevado, com pontos de transbordamento, porém com tendência de diminuição de sua cota nas próximas horas.
Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba também seguem elevados, porém com tendência de diminuição de suas respectivas cotas.
O monitoramento diário da previsão de tempo, assim como dos níveis dos rios, pode ser feito pelo site da Semarh, nos links http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico.
Há 1 hora
Crânio humano é encontrado em praia de AlagoasHá 6 minutos
Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reuso de efluentesHá 2 horas
Cartão Clínica Sesi será lançado ao público nesta segunda (17)Há 3 horas
Operação integrada fiscaliza comércio irregular de passeios em Jet Skis na orla marítimaHá 3 horas
Obra interdita alça do viaduto da Avenida Álvaro Calheiros neste domingo (16)