24/05/2022 às 20h28 - atualizada em 24/05/2022 às 20h35
Acta
MACEIO / AL
As fortes chuvas que caem nesta terça-feira (24) em Maceió, e em grande parte de Alagoas, seguem causando transtornos. Na Capital, a Rua Miguel Palmeira, no bairro do Farol, é um dos pontos críticos.
O local sempre fica alagado em dias de chuvas mais fortes e hoje não foi diferente. Imagens, que circulam nas redes sociais, mostram a via tomada pela água. Por conta disso, a rua ficou intransitável.
Neste vídeo (abaixo) é possível ver que os motoristas são obrigados a retornar para a Avenida Fernandes Lima, devido ao nível de inundação da Miguel Palmeira.
As chuvas devem continuar, é o que indicam as previsões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta terça-feira (24), um aviso de chuvas intensas e de acumulado de chuva no Leste, Agreste e Sertão Alagoano. O alerta inicia nesta terça e dura até quarta (25).
A previsão do Inmet no aviso de chuvas intensas é que chova entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta de acumulado de chuva informa que pode chover entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia.
Há risco de alagamentos, além de deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
Como recomendações, o Inmet orienta evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet explica que não é recomendado se procurar abrigos embaixo de árvores pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também deve ser evitado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, em caso de situação de inundação ou similar, a orientação é proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Mais informações podem ser solicitadas à Defesa Civil, através do número 199, e ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.
Na semana passada, o Instituto já havia alertado para o mau tempo no estado com avisos que duraram até a última segunda (23). Antes, na sexta (20), o município de Penedo foi atingido por deslizamentos e alagamentos em diversos bairros.
Há 2 horas
CNU: candidatos vão receber e-mail da Cesgranrio informando situaçãoHá 2 horas
Cigarro eletrônico e a saúde respiratória: um alerta de perigoHá 2 horas
BRK Ambiental é autuada por ligação clandestina de esgoto na Ponta VerdeHá 2 horas
Ex-funcionários da 123milhas têm até o dia 26 para pedir dinheiro da demissãoHá 2 horas
Dólar sobe com risco de pacote fiscal ficar para próxima semana