Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Polícia

12/05/2022 às 15h20 - atualizada em 12/05/2022 às 15h54

Derek Gustavo

Maceió / AL

VÍDEO: Mãe denuncia que filho foi vítima de agressão e racismo por equipe do Ronda no Bairro em Maceió
Segundo ela, adolescente estava trabalhando quando foi abordado com truculência. 'Pare seu negrinho! Pare logo seu negro', disse um dos agentes à vítima.
VÍDEO: Mãe denuncia que filho foi vítima de agressão e racismo por equipe do Ronda no Bairro em Maceió
Na camisa da vítima ainda era possível ver a marca da bota de um dos agentes. Agressão ocorreu no centro de Maceió. FOTO: cortesia

A mãe de um jovem de 17 anos denuncia que o filho foi vítima de agressões e comentários racistas por parte de uma equipe do Ronda no Bairro, na manhã desta quinta-feira (12), no centro de Maceió. A família registrou um Boletim de Ocorrência e levou o caso à Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL).


Procurado pela reportagem do Acta, a superintendência do Ronda no Bairro informou que as informações estão sendo apuradas e que repudia qualquer ato de violência de seus colaboradores (leia a nota na íntegra no fim do texto).


Segundo relato feito no BO e à Comissão de Direitos Humanos, o jovem trabalha fazendo entregas. Por volta das 10h50, ele passava pela Rua Barão de Alagoas transportando, em sua bicicleta, coco ralado e milho.


Neste momento, ele foi abordado por uma equipe do Ronda. A denúncia afirma que eram 4 policiais militares e que um deles disse "pare seu negrinho! Pare logo seu negro".


Como a bicicleta estava com problemas nos freios, o adolescente não conseguiu frear imediatamente. Por conta disso, ele levou um chute nas costas, do mesmo policial que o havia abordado, e acabou caindo no chão.


Os PMs estavam em motos. Dois desceram, arrastaram o jovem pela camisa, o pressionaram contra uma porta de rolo e passaram a dar choques na barriga dele, que havia passado por cirurgia no local recentemente.


A denúncia afirma ainda que os agentes questionaram o jovem várias vezes a respeito de drogas. Ao fim, um dos PMs disse, "seu negro. Você quer que eu chame uma ambulância para você não cair mais?".


O jovem recebeu atendimento médico no local. Após registro do Boletim de Ocorrência, ele foi encaminhado para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).


Parte da agressão foi filmada por uma câmera de segurança e testemunhas presenciaram a situação.


A mãe da vítima esteve no local e fez imagens do filho agredido. Na camisa dele ainda era possível ver uma marca da sola da bota do policial que o chutou.


"Meu filho trabalhando. Machucaram ele todinho. Era para eles [os policiais] darem exemplo", diz a mçae indignada em um dos vídeos gravados por ela pouco depois do ocorrido.


A Comissão de Direitos Humanos da OAB informou que enviou ofícios cobrando providências para o Delegado-Geral Carlos Reis, no intuito de ser aberto o inquérito policial, pedindo a designação de delegado especial para acompanhamento do caso; para a promotora titular do Controle Externo, Karla Padilha; para o Secretário de Segurança Pública, Elias Oliveira, no intuito que promova procedimento disciplinar, considerando que a Ronda no Bairro é de responsabilidade desta secretaria. 


Também foram oficiados o Conselho Estadual de Direitos Humanos, através do promotor Magno Moura; a Coordenadoria de Direitos Humanos do MPE/AL, por meio da promotora Marluce Falcão; a Coordenadoria de Direitos Humanos do TJ/AL, através do desembargador Tutmes Airan; e a Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH), por meio da secretária Maria José.


Veja o flagrante feito por uma câmera de segurança



Veja a nota do Ronda no Bairro na íntegra:


NOTA OFICIAL


O Ronda no Bairro é um programa de policiamento de proximidade que atua sobretudo de forma pacífica, humanizada e acolhedora, não aceitando qualquer tipo de atuação diferente dos preceitos básicos instituídos pelo programa.


As informações recebidas estão sendo averiguadas por meio da Superintendência do PRB. De antemão, destacamos que o Ronda no Bairro repudia todo e qualquer ato de agressividade de seus colaboradores ou qualquer outro indivíduo e atitudes como esta, se tiverem ocorrido, não serão toleradas.


O Programa foi implantado em 2018 e desde então zela pela segurança dos cidadãos por meio da filosofia de proximidade, reconhecida e valorizada pela população. A preocupação com o bem estar social e com a prevenção à violência é base do PRB, sendo inclusive uma das poucas instituições de Segurança Pública a contar com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que, diariamente, fazem o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para ajudá-las a escapar das dificuldades na qual se encontram.


O PRB destaca que um processo administrativo está sendo aberto para averiguar a conduta dos agentes de proximidade da região, assim como os protocolos éticos serão reforçados pelos comandantes de área.


Maceió, 12 de maio de 2022.


CORONEL JOSÉ CÍCERO DOMINGOS DA SILVA
Superintendente do Programa Ronda no Bairro

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados