Sábado, 20 de abril de 2024
82 99669-5352
Política

05/05/2022 às 17h28 - atualizada em 05/05/2022 às 20h54

Felipe Farias

Maceió / AL

Decisão de Gilmar Mendes sobre eleição indireta é aguardada para breve
Disputa político-jurídica opõe as estratégias: ganhar tempo (a de Cunha/JHC) e conseguir fazer logo a eleição
Decisão de Gilmar Mendes sobre eleição indireta é aguardada para breve
Paulo Dantas: expectativa de apoiadores é que ele precisa ‘se fazer conhecido’ como tampão, para concorrer, depois, na eleição convencional. (Foto: reprodução/ALE)

Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, sobre a eleição para governador-tampão em Alagoas, deve sair até esta sexta-feira (06). A expectativa, que se estende dos apoiadores de Paulo Dantas a integrantes do universo jurídico de Alagoas, se baseia na viagem da procuradora-geral do Estado, Sâmia Suruagy do Amaral, a Brasília (DF), na última quarta-feira (04) – e de onde já retornou.


E se transforma em apreensão, quando os aliados do candidato apoiado pelo governo veem se esgotar o tempo de uma provável gestão temporária de Dantas.


Mas, só não é maior porque a pesquisa de opinião mais recente coloca Paulo Dantas com índice favorável de intenção de votos – e, em especial, mostra desempenho contrário do senador Rodrigo Cunha (UB).


Conforme apuração do portal, para o grupo de Dantas, já está definida a estratégia adversária: adiar o quanto possível a eleição indireta para tirar o tempo em que este poderia se apresentar ao eleitorado alagoano – como governador-tampão.


O calendário eleitoral define que o prazo para isso se esgota em 3 de julho, quando ele não pode fazer mais nenhuma inauguração ou participar de entrega de obras.


São essas programações que o grupo tem como o principal elemento de apresentação de Dantas, que deverá ser o candidato na eleição convencional, também.


É a procuradora Sâmia Suruagy que está à frente do órgão responsável pelas questões jurídicas que envolvem Alagoas, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).


Oficialmente, a chefe da PGE foi cumprir agenda de trabalho, mas, não ficou definido o ponto de maior interesse da visita: se teve audiência com o ministro do STF a quem cabe a relatoria do processo que pede a suspensão da eleição.


Como o ACTA adiantou nessa quarta-feira, os autores do recurso que pede a suspensão da escolha desistiram de dar seguimento ao processo, mas, como já tinha sido protocolado, não pôde ser interrompido.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados