- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeAlagoasNo Dia do Professor, Seprev destaca papel dos educadores no Sistema Socioeducativo...
- Publicidade -spot_img

No Dia do Professor, Seprev destaca papel dos educadores no Sistema Socioeducativo de Alagoas

A educação tem contribuído para a reinserção social e o desenvolvimento dos adolescentes e jovens em conflito com a lei

- Publicidade -spot_img

Neste Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) destaca o trabalho e a dedicação dos profissionais que fazem da educação um instrumento de mudança no Sistema Socioeducativo de Alagoas.

Mais do que transmitir conhecimento, esses profissionais ajudam adolescentes e jovens em conflito com a lei a reconstruir suas trajetórias e escrever uma nova história de vida.

Nas unidades de internação do Estado, professores da Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues atuam diariamente para assegurar o direito à educação aos adolescentes privados de liberdade. As aulas vão além do conteúdo escolar, abrindo portas para novas oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos socioeducandos.

“A educação é um processo que vai além da transmissão do conhecimento científico, atuando como uma ferramenta de transformação social. Ouso dizer que a presença do professor no sistema socioeducativo é uma das mais importantes, pois é responsável por reintegrar socialmente os adolescentes que vieram a conflitar com a lei”, destaca o professor de Geografia João Muniz.

O educador explica que o ensino desenvolvido dentro das unidades de internação é voltado principalmente para o mercado de trabalho, ajudando os adolescentes a descobrirem o próprio potencial e a encontrarem um caminho solido para seguir após o cumprimento da medida.

“Muitas vezes os adolescentes chegam sem perspectivas de futuro e, aqui, passam a entender o seu papel na sociedade e descobrem como reestruturar suas vidas de maneira positiva. É um processo de reconstrução da figura social que eles vão exercer quando se desligarem da política socioeducativa”, completa o professor.

Atualmente, 94 socioeducandos estão matriculados na Escola Paulo Jorge, que é referência no ensino para pessoas privadas de liberdade. As aulas seguem a mesma matriz curricular das escolas regulares e contam com reforço online e acompanhamento pedagógico individualizado.

Para os alunos, estudar representa uma chance de recomeço longe do ato infracional. “Cada aprendizado é uma oportunidade de crescer e me tornar uma pessoa melhor. Hoje estou no 9º ano e, quando chegar ao ensino médio, vou me preparar para cursar Fisioterapia”, comentou um socioeducando, de 17 anos.

Atenção priorizada

Por meio da Seprev, o Governo do Estado tem fortalecido as políticas de reinserção social, com ensino formal, cursos profissionalizantes e ações de incentivo à leitura e à cultura. Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o trabalho dos professores é um dos pilares da socioeducação.

“Os professores que atuam no Sistema Socioeducativo têm um papel fundamental na transformação de vidas. São profissionais que, com dedicação e sensibilidade, acreditam no potencial dos nossos jovens e os ajudam a reconstruir caminhos. A Seprev reconhece e valoriza esse trabalho essencial, que contribui para uma sociedade mais justa, segura e inclusiva”, afirmou o secretário.

Fonte: Governo de AL

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais