As cobranças de diversos setores da sociedade e a pressão sobre os vereadores de Maceió aumentam a cada dia para o envio do novo Plano Diretor. O blog Com a Palavra apurou, nesta quarta-feira (15), que o documento só deve ser enviado pela Prefeitura para o poder Legislativo em até 90 dias. Os vereadores têm articulado junto ao prefeito JHC para que o plano seja enviado o mais rápido possível para que os parlamentares possam iniciar o debate junto à população.
O novo Plano Diretor tem sido um dos grandes desafios do prefeito de Maceió. A promessa de envio do documento para a Câmara é esperada desde o primeiro semestre deste ano. Enquanto isso não acontece, o mercado imobiliário tem encontrado enormes desafios com as promessas de venda das famosas “construções pé na areia”, que são irregulares e acabam invadindo áreas de preservação ambiental, provocando desrespeito às normas de licenciamento.
É aí que está o desafio do novo Plano Diretor de Maceió: encontrar o ponto de equilíbrio das necessidades do mercado e da economia e o respeito à legislação ambiental e urbana. Dentro do contexto do Plano Diretor, o município também encontra dificuldades na construção de um Plano de Mobilidade Urbana, que deveria estar pronto desde o ano passado.
Somente neste mês de outubro, a Prefeitura iniciou um debate para finalmente iniciar a construção do Plano de Mobilidade Urbana. Um atraso que acaba prejudicando a cidade e gera enormes prejuízos para o desenvolvimento de Maceió.