A Inglaterra precisou de muita luta para confirmar sua classificação à semifinal da Copa do Mundo de 2026. Em um duelo equilibrado e emocionante, a equipe comandada por Thomas Tuchel derrotou a Noruega por 2 a 1, nesta terça-feira (14), no Hard Rock Stadium, após a prorrogação.
O grande nome da partida foi Jude Bellingham, autor dos dois gols ingleses. Depois do empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o camisa 10 voltou a balançar as redes no tempo extra e garantiu a vaga da seleção inglesa entre as quatro melhores do Mundial.
Agora, a Inglaterra aguarda o vencedor do confronto entre Argentina e Suíça para conhecer seu adversário na semifinal.
Noruega surpreende no primeiro tempo
Apesar da maior posse de bola da Inglaterra durante a etapa inicial, a Noruega foi mais eficiente quando encontrou espaços para atacar.
Após um início de poucas oportunidades, Erling Haaland assustou em uma cabeçada defendida por Jordan Pickford. Poucos minutos depois, Berg recuperou a bola no meio-campo, Schjelderup arrancou pela esquerda e finalizou cruzado para abrir o placar com um belo gol.
Os noruegueses ainda tiveram a chance de ampliar em um rápido contra-ataque com Sørloth, mas a defesa inglesa conseguiu evitar o segundo gol.
Quando a derrota parcial parecia inevitável, a Inglaterra encontrou o empate já nos acréscimos da primeira etapa. Antony Gordon avançou pela esquerda e encontrou Jude Bellingham, que invadiu a área e finalizou de canhota para deixar tudo igual. Harry Kane ainda chegou a marcar nos instantes finais, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento.
A seleção norueguesa voltou melhor para o segundo tempo e chegou a balançar novamente as redes logo nos primeiros minutos.
Após cobrança de escanteio, Heggem marcou de cabeça, mas o VAR identificou uma falta de Haaland no lance e anulou o gol, determinando a repetição da cobrança.
Mesmo com a frustração, a Noruega continuou pressionando e quase voltou à frente quando Aursnes acertou a trave após sobra dentro da área. No rebote, Haaland finalizou por cima.
Do outro lado, a Inglaterra respondeu principalmente com Bukayo Saka, que criou boas oportunidades em cruzamentos perigosos para Eze e Harry Kane, mas sem conseguir desempatar.
Bellingham decide na prorrogação
Com o empate persistindo, a decisão foi para o tempo extra. Logo nos primeiros minutos, Nyland fez uma defesa espetacular em cabeçada de Harry Kane, mas nada pôde fazer na sequência. Após nova investida inglesa, Jude Bellingham apareceu mais uma vez dentro da área para marcar seu segundo gol na partida e colocar a Inglaterra em vantagem.
A Noruega ainda chegou a respirar quando o árbitro marcou um pênalti após Oscar Bobb cair na área. No entanto, após revisão do VAR, a decisão foi corrigida e a penalidade anulada.
Nos minutos finais da prorrogação, os ingleses administraram a vantagem, suportaram a pressão adversária e confirmaram a vitória por 2 a 1.
Inglaterra sonha com o bicampeonato
Com a classificação, a Inglaterra volta a disputar uma semifinal de Copa do Mundo e mantém vivo o sonho de conquistar seu segundo título mundial.
Embalada pela grande atuação de Jude Bellingham, a seleção inglesa agora espera o vencedor do duelo entre Argentina e Suíça, que definirá o adversário na penúltima fase do torneio.
Já a Noruega se despede da competição após fazer uma campanha histórica, liderada por Erling Haaland, mas fica pelo caminho depois de vender caro a derrota para uma das favoritas ao título.
Reportagem: Dayvidson Soares






