A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) iniciou, nesta sexta-feira (22), a retirada de fios obsoletos da rede de postes localizada na Rua Melo Morais, no Centro da capital alagoana, no âmbito do Projeto Poste Limpo. A ação conta com a parceria da Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aaspeal).
A importante via, que conecta a Ladeira dos Martírios aos Mercados de Artesanato e da Produção, registrou nas últimas semanas dois incêndios em postes, provocados pelo acúmulo de fios em desuso e por ligações clandestinas. Antes da intervenção de hoje, equipes da Ilumina fizeram a limpeza do material danificado e executou serviços emergenciais para garantir a segurança elétrica da região.
“Nos deparamos com duas ocorrências que comprometeram a rede local e colocaram em risco comerciantes e moradores. Felizmente, os incidentes aconteceram à noite e durante o fim de semana, quando há menos circulação de pessoas. A Ilumina notificou a concessionária de energia, mas também atuou diretamente para evitar novos episódios”, destacou o diretor-presidente da autarquia, Gutenberg de Melo.
Segundo ele, os trabalhos do Poste Limpo que estavam em andamento em outras regiões foram concentrados no local para restabelecer a segurança da rede e eliminar riscos de reincidência.
O Poste Limpo tem como objetivo retirar cabeamentos de telecomunicações inativos dos postes de Maceió, promovendo mais segurança, organização e embelezamento urbano. A execução é feita por técnicos especializados, garantindo que nenhuma rede ativa de internet ou telefonia seja afetada.
Desde maio, quando foi iniciado, o projeto já retirou mais de 85 toneladas de fios em desuso. Os serviços contemplaram a Orla de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, além de pontos no Jaraguá, Antares, Pontal da Barra e Centro. O cronograma prevê continuidade das ações entre o Pontal e Jacarecica e, em seguida, um reforço de operações no Centro da capital.
Após a retirada dos cabos obsoletos, os fios que permanecem em uso são organizados em um único feixe, garantindo mais segurança e ordenamento à rede. Todo o material descartado é recolhido com apoio da Autarquia de Limpeza Urbana de Maceió (Alurb), responsável pela destinação ambientalmente correta dos resíduos.
Fonte: Secom Maceió