Após largar em terceiro e perder posições na primeira volta, Lando Norris aproveitou a estratégia acertada da McLaren e conquistou a primeira vitória no GP da Hungria, disputado no circuito de Hungaroring, segurando os ataques do segundo colocado Oscar Piastri nas voltas finais e reduzindo a distância para o colega de equipe no campeonato. George Russell completou o pódio.
Gabriel Bortoleto alcançou a sexta colocação – a melhor da carreira até agora, e a melhor de um brasileiro na F1 desde Felipe Massa no GP do Bahrein de 2017.
Largando na terceira posição, Norris tentou atacar Piastri e Leclerc na primeira volta, mas ficou sem espaço e caiu para o quinto lugar, superado por Russell e Alonso. Depois de ultrapassar o espanhol da Aston Martin rapidamente, o britânico se estabeleceu em quarto.
O ponto de virada para o piloto da McLaren aconteceu na volta 31: até então líder provisório após as paradas dos três pilotos à frente, Norris fez o mais rápido pit stop da temporada e foi para uma estratégia de uma ida aos boxes, retornando com pneus duros. O britânico voltou em quarto, mas a estratégia deu certo: os rivais voltaram a parar e ele assumiu a liderança, segurando o ímpeto e os mergulhos de Piastri no fim para garantir a vitória.
Bortoleto, por sua vez, somou oito pontos na tabela após uma corrida consistente. O brasileiro largou em sétimo e ultrapassou Stroll para assumir o sexto lugar, se mantendo na pista com pneus usados até a volta 40. Após colocar compostos duros, o piloto da Sauber retornou à sexta posição com as demais idas aos boxes. O calouro agora é o 17º na tabela geral com 14 pontos, superando Oliver Bearman e Yuki Tsunoda.
O triunfo de Lando Norris é o quinto do britânico no campeonato – e crucial na luta pelo campeonato com Oscar Piastri: a distância diminuiu de 16 para apenas nove pontos, com 284 a 275 a favor de Oscar. Max Verstappen, em nono, e Lewis Hamilton, 12º, fizeram corridas tímidas e se envolveram em um incidente na briga pela 11ª posição durante a prova, com vantagem para o holandês. A manobra será investigada após a corrida.
Resultado final
1. LANDO NORRIS (McLaren)
2. OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s698
3. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +21s916
4. CHARLES LECLERC (Ferrari) +42s560
5. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +59s040
6. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +66s169
7. LANCE STROLL (Aston Martin) +68s174
8. LIAM LAWSON (RB) +69s451
9. MAX VERSTAPPEN (RBR) +72s645
10. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1 volta
11. ISACK HADJAR (RB) +1 volta
12. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +1 volta
13. NICO HULKENBERG (Sauber) +1 volta
14. CARLOS SAINZ (Williams) +1 volta
15. ALEXANDER ALBON (Williams) +1 volta
16. ESTEBAN OCON (Haas) +1 volta
17. YUKI TSUNODA (RBR) +1 volta
18. FRANCO COLAPINTO (Alpine) +1 volta
19. PIERRE GASLY (Alpine) +1 volta
Não completou: Oliver Bearman (Haas).
A F1 entra agora na pausa de meio de campeonato e retorna apenas no fim do mês, entre os dias 29 e 31 de agosto, no GP da Holanda. A etapa em Zandvoort é a 15ª da temporada.
Fonte: GE