- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeCom a PalavraE se Renan Filho não quiser ser candidato ao governo? Plano B...
- Publicidade -spot_img

E se Renan Filho não quiser ser candidato ao governo? Plano B pode sair da Assembleia Legislativa

- Publicidade -spot_img

O discurso no MDB está unificado para Renan Filho ser o grande nome do partido para a disputa ao governo do Estado em 2026. Renan já declarou que vai se licenciar do cargo de ministro dos Transportes no próximo ano para estar apto à disputa do pleito eleitoral.

Nos corredores da política, articuladores do MDB entendem que, com a ausência de JHC na disputa ao governo, o partido teria caminho “mais fértil” sem um concorrente à altura. Dessa maneira, Renan Filho continuaria em Brasília no Ministério, compondo a base aliada do presidente Lula.

Licenciado do cargo de senador, Renan sabe que a sua atuação destacada no Ministério dos Transportes é peça fundamental no projeto de poder. Ele tem aspiração política para chegar à presidência do Senado e quem sabe viabilizar a disputa para a Presidência da República em 2030.

E como fica o MDB em Alagoas para o cenário político em 2026? O caminho pode ser desenhado semelhante ao que aconteceu em maio de 2022, quando Paulo Dantas saiu da Assembleia Legislativa para assumir um mandato de governador tampão e depois acabou sendo reeleito nas eleições do mesmo ano, derrotando Rodrigo Cunha no segundo turno.

Desta vez, a Assembleia Legislativa pode ser protagonista no xadrez eleitoral. Se Renan Filho decidir não ir para a disputa, um novo nome do MDB pode sair do poder legislativo, por meio de um acordo político envolvendo o deputado estadual Marcelo Victor e os deputados estaduais mais próximos de sua confiança.

Alguns nomes são cogitados, mas, por ora, não revisita até que Renan Filho tome uma decisão final mais adiante.

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais