A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), estará em breve em Maceió para receber a Comenda Selma Bandeira. Marina será homenageada pela Câmara de Maceió pelas ações realizadas pelo país e sua luta pela conservação ambiental, que traz impactos diretos ao município de Maceió.
A proposta foi aprovada pelos vereadores, sob autoria do vereador Silvio Camelo Filho (PV), que é um dos parlamentares considerados de “esquerda” no poder legislativo e integra o bloco progressista da Câmara. O único voto contrário a aprovação da Comenda foi do vereador Leonardo Dias (PL).
A sessão que homenageará Marina Silva será realizada em breve pela Câmara de Maceió. A ministra Marina Silva é um dos grandes nomes do ativismo em defesa do meio ambiente no Brasil. E será na terra da ex-senadora Heloísa Helena (Rede Sustentabilidade) que Marina receberá uma das Comendas mais significativas do parlamento maceioense.
Entenda a confusão
Marina Silva trava na justiça com Heloísa Helena uma disputa pelo comando da Rede Sustentabilidade. Pelo menos vinte ações já foram ajuizadas, sendo quinze estaduais e cinco nacionais – todas em tramitação, após o grupo apoiado por Helena vencer as eleições dentro do partido com 73,5%. Já o grupo apoiado por Marina foi derrotado por 26,5%.
Marina Silva e Heloísa Helena representam linhas diferentes dentro do Rede Sustentabilidade. A começar pela própria defesa do meio ambiente. Marina Silva defende o desenvolvimento equilibrado entre o meio ambiente, a sociedade e a economia. Diferente de Heloísa Helena que é ecossocialista, que associa a preservação ambiental à transformação do sistema econômico.