A visível aproximação e afagos entre Marcelo Victor (MDB) e Arthur Lira (PP) ontem (11), na sessão solene na Assembleia Legislativa é algo que gera incômodo e gera uma preocupação para o senador Renan Calheiros (MDB). Durante a solenidade, ficou evidente a boa relação entre o presidente da ALE e o deputado federal.
Essa aproximação não é tão bem vista pelo senador Renan, que não quer conversa com Arthur e o enxerga como principal rival político em Alagoas. E também há outro motivo importante: Renan precisa de Marcelo Victor. É dele o comando do poder legislativo, liderando grande parte dos deputados estaduais. Isso significa que, para onde Marcelo Victor for, os parlamentares lhe acompanharão.
O presidente da ALE sabe de seu tamanho e peso. Com forte influência no governo do Estado, Marcelo ainda pensa em poder montar um grupo político sob seu controle ao lado de Paulo Dantas. Para isso, ele pode fortalecer a chapa do PSD com nomes importantes e também o PSB, transformando essas duas legendas em competitivas nas eleições de 2026.
Diferente do senador Renan que ainda enxerga o MDB como partido hegemônico em Alagoas e quer que a sigla siga sendo a grande força política no Estado. Por enquanto, Renan e Marcelo Victor seguem juntos, mas agora “sob a luz do inimigo”.