A Prefeitura de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, confirmou na noite desta segunda-feira (6) a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.
O paciente, um homem de 22 anos, residente em Estrela de Alagoas, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios na madrugada de domingo (5), inicialmente com suspeita de bronquite asmática. Com o agravamento do quadro clínico, ele foi transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita, onde permanece internado.
Ainda não há informações sobre o local onde o homem consumiu a bebida supostamente contaminada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira informou que as autoridades de Estrela de Alagoas foram notificadas para auxiliar na apuração do caso.
Ações de fiscalização e alerta à população
Em nota, a Prefeitura informou que a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios iniciaram uma operação de combate e controle para identificar possíveis produtos contaminados com metanol em estabelecimentos comerciais.
Até o momento, nenhum local foi autuado nem foram encontradas mercadorias de procedência duvidosa. Mesmo assim, as autoridades pedem cautela à população, especialmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida.
“A SMS e a Vigilância Sanitária pedem atenção e cuidado aos consumidores neste momento, enquanto o caso segue sob investigação”, informou a prefeitura em nota oficial.