Abertas inscrições para oficina de conservação e restauro de acervos bibliográficos

0
17
Oficina vai ensinar técnicas práticas de preservação de livros e documentos, reforçando o cuidado com a memória bibliográfica alagoanaDivulgação

Conservar um acervo é um dos principais desafios de quem administra uma biblioteca, seja ela de grande ou pequeno porte. Problemas com traças, cupins, mofo e outros ataques biológicos estão entre as maiores ameaças ao patrimônio documental. Pensando nisso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove a Oficina de Conservação e Restauro de Acervos Bibliográficos, dentro da programação do XIV Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas.

A atividade acontece na próxima sexta-feira (24), das 9h às 16h, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, e será ministrada por Mariana Marques, historiadora e conservadora-restauradora, e Daniel Z. Mussi, químico e conservador-restaurador. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.

De acordo com Mariana Marques, a oficina será voltada à conservação e restauração de acervos em papel, como livros, revistas e documentos.

“A oficina será voltada para acervos celulósicos e nela também vamos fazer uma distribuição de algumas amostragens de papéis especiais no campo da restauração de papel”, detalhou Mariana.

Ainda, de acordo com a restauradora, a oficina não é apenas voltada para os profissionais que trabalham em bibliotecas. “Todo um público que tem curiosidade e desejam tratar seu acervo particular”, disse.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, destaca a importância da formação continuada para os profissionais da área.

“O Encontro Estadual de Bibliotecas é um espaço de troca de saberes, e a oficina vem fortalecer a prática de conservação como uma ação fundamental para a valorização e a preservação da nossa memória bibliográfica”, afirmou Mira.

Já o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, reforça o papel do Governo de Alagoas na promoção de iniciativas que qualificam o setor cultural.

“A Secult tem investido em políticas que fortalecem as bibliotecas públicas e seus agentes. A conservação dos acervos é parte essencial desse trabalho, pois garante o acesso contínuo da população ao conhecimento e à história de Alagoas”, ressaltou Milton Muniz.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secult.