- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeGeralMotoristas terão tolerância para avanço de semáforo durante a madrugada em Maceió
- Publicidade -spot_img

Motoristas terão tolerância para avanço de semáforo durante a madrugada em Maceió

- Publicidade -spot_img

Motoristas e motociclistas que circularem por Maceió entre 23h e 5h não serão autuados caso avancem o sinal vermelho, desde que respeitem as regras de segurança estabelecidas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). A medida consta na portaria nº 0449/2025, publicada em edição extraordinária do Diário Oficial na segunda-feira (8).

O objetivo da decisão é reduzir os riscos de crimes violentos durante a madrugada, período em que condutores ficam mais expostos em cruzamentos e pontos de parada. Mesmo com a tolerância, os equipamentos de fiscalização eletrônica continuarão ativos, registrando dados para análises futuras.

Durante o horário, a fiscalização eletrônica permanecerá operante e captando dados dos veículos nos cruzamentos e pontos de travessia semafórica, no entanto não haverá autuação se o condutor seguir as recomendações da autarquia de trânsito. Com os equipamentos ativos, é possível coletar dados para analisar outras medidas a fim de otimizar a segurança na via. A orientação do órgão é que os condutores obedeçam os limites de velocidade das vias.

O diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa, destaca que a medida visa a segurança de motoristas e motociclistas. “Com o crescimento das cidades, algumas medidas se tornam necessárias para combater crimes e muitas vezes a simples parada em um horário mais tardio, como 1 da manhã, deixam o condutor e quem está no veículo expostos a atos criminosos. Com isso tomamos essa decisão para um movimento que já é adotado em outras cidades do País.

Como deve ser feito o procedimento?

Ao se aproximar de um cruzamento semafórico após as 23 horas e antes das 5 horas, em que o semáforo esteja vermelho, o motorista ou motociclista deve parar antes da faixa de retenção. Após, deve observar o entorno para verificar se é possível fazer a travessia com segurança para ele e para outras pessoas que estejam na região, sem gerar risco de acidente de trânsito. Só aí ele poderá realizar a manobra de avanço. Do contrário, a orientação é que o condutor obedeça à sinalização.

“É importante ressaltar que os equipamentos de fiscalização eletrônica existentes nos cruzamentos estarão ativos e se houver avanço fora do período determinado ou até dentro dele, mas oferecendo riscos aos demais condutores, será lavrada a autuação”, destaca o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura. “A segurança viária segue como prioridade”, disse.

André Costa ressalta inda que “com os equipamentos de fiscalização funcionando nesses horários e com os dados coletados por esses meios, teremos como ver possíveis mudanças desse tempo de tolerância, aumentando-o ou reduzindo-o, e até mesmo implementar ações para o trecho”, disse.

Clique aqui e confira a portaria na íntegra.

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais