- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeCopa do Mundo 2026Portugal tropeça diante do Congo e estreia na Copa do Mundo com...
- Publicidade -spot_img

Portugal tropeça diante do Congo e estreia na Copa do Mundo com empate amargo

- Publicidade -spot_img

Portugal começou sua caminhada na Copa do Mundo de 2026 com um resultado abaixo das expectativas. Nesta segunda-feira (16), a equipe comandada por Roberto Martínez empatou por 1 a 1 com a República Democrática do Congo, em duelo válido pela primeira rodada do Grupo K.

A seleção portuguesa chegou a largar na frente logo nos minutos iniciais, mas viu os africanos reagirem ainda na primeira etapa e segurar o resultado até o apito final.

Com isso, as duas equipes somam um ponto e aguardam o complemento da rodada, com o confronto entre Colômbia e Uzbequistão.Desde o início da partida, Portugal assumiu o controle das ações ofensivas.

Com mais posse de bola e circulando a área adversária, a equipe encontrou o primeiro gol logo aos cinco minutos. Pedro Neto avançou pela esquerda e cruzou na medida para João Neves aparecer livre e cabecear para o fundo das redes.

A vantagem precoce parecia indicar uma tarde tranquila para os portugueses. No entanto, a República Democrática do Congo conseguiu equilibrar as ações defensivamente, fechando espaços e dificultando a criação de oportunidades claras.Mesmo com o domínio territorial, Portugal encontrou dificuldades para romper a forte marcação africana.

A falta de criatividade acabou custando caro nos acréscimos da etapa inicial. Após cruzamento para a área, Wissa apareceu sem marcação e cabeceou firme para deixar tudo igual antes do intervalo.Cristiano Ronaldo desperdiça chances e Congo segura pressãoNa volta para o segundo tempo, Portugal tentou aumentar o ritmo e pressionar em busca da vitória.

Francisco Conceição entrou para dar mais velocidade ao setor ofensivo, mas a seleção europeia continuou encontrando dificuldades para superar a defesa congolesa.

Aos nove minutos, João Cancelo chegou a marcar um belo gol em voleio após assistência de peito de João Neves, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento.Cristiano Ronaldo teve as melhores oportunidades da segunda etapa.

Em duas jogadas praticamente idênticas pela direita, Francisco Conceição encontrou o camisa 7 dentro da área. Porém, o astro português não conseguiu finalizar com precisão e desperdiçou as chances que poderiam garantir os três pontos.Do outro lado, a República Democrática do Congo também levou perigo.

Bakambu acertou a trave em uma das melhores oportunidades dos africanos e voltou a assustar em um contra-ataque já na reta final.Nos minutos derradeiros, o jogo ficou aberto, com oportunidades para ambos os lados.

Apesar da pressão portuguesa, a defesa congolesa resistiu e confirmou um empate que teve sabor de vitória para os africanos e deixou Portugal com a sensação de oportunidade perdida na estreia do Mundial.

Reportagem: Dayvidson Soares

Imagens: Divulgação/ Portugal

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais