- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeEconomiaFIEA e Finep apresentam ações para ampliar inovação e financiamento à indústria...
- Publicidade -spot_img

FIEA e Finep apresentam ações para ampliar inovação e financiamento à indústria alagoana

- Publicidade -spot_img

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) promoveu, nessa quarta-feira (28), na Casa da Indústria, em Maceió, uma reunião com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a participação da empresa Origem, para alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento da inovação tecnológica e da sustentabilidade industrial no estado. O encontro teve como objetivo apresentar à indústria alagoana as novas linhas de financiamento que a Finep lançará a partir de fevereiro.

De acordo com o diretor de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Industrial da FIEA, Júlio Zorzal, a iniciativa integra uma estratégia contínua da FIEA para estruturar o ecossistema de inovação industrial em Alagoas. “O objetivo dessa reunião foi dar sequência a uma série de atividades que estamos promovendo para fortalecer a inovação tecnológica no estado, em parceria com as indústrias. Desde o ano passado, a FIEA vem atuando de forma ativa nessa agenda, com um núcleo específico para receber empresas, discutir projetos e apoiar o acesso a linhas de financiamento e fomento. Com a nova Diretoria de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, reforçamos ainda mais essa estratégia no Sistema FIEA”, destacou.

Durante o encontro, a Finep apresentou a nova rodada de editais de subvenção econômica nacional, que contará com recursos não reembolsáveis destinados a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inovação e parcerias entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). “A partir de fevereiro, a Finep lançará uma série de editais nacionais contemplando áreas estratégicas como energias renováveis, cadeias agroindustriais sustentáveis, mobilidade urbana, saúde e defesa. No edital de energias renováveis, por exemplo, o aporte previsto é de R$ 500 milhões. Além disso, também operamos linhas de crédito para inovação, voltadas à melhoria de processos e ao desenvolvimento de novos produtos, com recursos disponíveis para empresas do Nordeste”, explicou analista de Fomento no Nordeste, Rafaelly Fortunato.

Para a Origem, empresa que atua na integração energética em Alagoas, a aproximação com a FIEA e a Finep amplia as oportunidades de desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis no estado. “A parceria com a FIEA e o acesso às linhas da Finep são fundamentais para o desenvolvimento de novos processos e para o fortalecimento da sustentabilidade industrial. O gás natural tem papel estratégico como combustível de transição, e a Origem vem estruturando projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico e energético de Alagoas”, afirmou Jéssica Cavalcanti, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação/Relações Institucionais da Origem.

A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por fomentar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico no país, por meio de apoio financeiro reembolsável e não reembolsável a empresas, universidades e instituições de pesquisa.

Participaram pelo Sistema FIEA os diretores Júlio Zorzal, de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Industrial, e Irene Simões, do Comercial e Marketing, além do gerente de Tecnologia, Inovação e Soluções Digitais, Ricardo Oliveira, e da analista de Sustentabilidade Industrial, Marília Belo. A Finep foi representada, presencialmente, pela analista de Fomento no Nordeste, Rafaelly Fortunato, com participação online dos analistas Priscila Gerhard e Rafael Senra Costa. A Origem esteve representada por Jéssica Cavalcanti, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação/Relações Institucionais, e Ruan Santos, gerente de Relações Institucionais e Governamentais.

- Publicidade -spot_img
Leia Também
Leia Mais