O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pediu à Justiça a falência da TV Gazeta, do ex-presidente Fernando Collor, caso não haja quitação de uma parcela prevista no Plano de Recuperação Judicial da empresa.
O pedido foi feito ao juiz Erik Costa, da 10ª Vara. A emissora deve prestar esclarecimentos sobre o não pagamento da parcela, referente a um acordo feito com o Banco.
O que ficou acordado entre a empresa e o BNDES foi uma carência no valor principal dos valores devidos nos primeiros 12 meses e o pagamento mensal dos juros 25 dias após a homologação da recuperação judicial, o que aconteceu em setembro de 2025.
De acordo com apuração do portal É Assim, a variação do IPCA-IBGE deveria ser capitalizada e incorporada ao saldo devedor mensalmente, sempre no dia 25.
Sendo assim, a primeira parcela deveria ter sido paga em 25 de novembro, com vencimento para dois dias depois. O valor: R$ 14.579,98.
O banco afirma que enviou o boleto, mas o pagamento nunca foi feito.
Na Justiça, o BNDES pede que a Gazeta apresente comprovante de quitação da parcela, ou que justifique o atraso. Em caso de descumprimento, o banco pede conversão da recuperação judicial em falência, por descumprimento do que havia sido acordado no plano.
Durante o governo Bolsonaro, o BNDES havia perdoado uma dívida de R$ 10 milhões da Gazeta. Além disso, a instituição também votou pela aprovação do plano da RJ.
com informações do É Assim






