Uma das maiores tragédias da história do futebol completou nove anos, nesse sábado (29). O acidente envolvendo a delegação da Chapecoense e que matou 71 pessoas, no voo da Lamia, em 2016, seguia rumo a Medelín, na Colômbia.
O time da Chapecoense estava à caminho da grande final da Copa Sul-Americana, que seria a primeira decisão continental que o time catarinense jogaria. O sonho acabou se transformando na tragédia, e, posteriormente, a taça foi entregue para o Verdão do Oeste.
No voo, haviam 77 pessoas, e na época, apenas seis pessoas sobreviveram. No voo da Lamia estavam jogadores, comissão técnica, jornalistas e tripulantes.
A tragédia parou o mundo e diversos clubes, pessoas e entidades prestaram homenagens para a Chapecoense.
Entre as vítimas fatais estava um alagoano: Arthur Maia, de 24 anos. Ele seguia em busca de um título inédito em sua carreira.
E o Portal Acta fez uma homenagem ao alagoano em 2024, que deixou seu nome no futebol.
Em 2024, o jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico- esteve em Maceió cumprindo agenda de trabalho e recebeu a imprensa no desembarque do Aerporto Internacional Zumbi dos Palmares.
O que ele não sabia é que o Portal Acta levaria um fã para recebê-lo com o coração cheio de emoção. O abraço de boas vindas foi dado pelo seu Roberto Maia, pai do jogador falecido e fã incondicional do ‘Galinho de Quintino’.
Na chegada, Zico conversava com os jornalistas quando o repórter Alberto Lima e o cinegrafista Valdemir Soares o abordaram perguntando se ele sabia que um jogador alagoano recebeu o nome de Arthur em sua homenagem. Zico respondeu que sim e que teve a oportunidade de conhecer o jogador e, que na ocasião pediu que agradecesse ao seu pai que o escolheu como referência para seu filho.
O repórter segue conversando e apresenta Roberto Maia ao ex-jogador que se emociana com o encontro.
Um vídeo mostra esse dia especial para ambos.







