As fortes chuvas que atingem Alagoas provocaram a interrupção no fornecimento de água em nove municípios da Zona da Mata e do Litoral do estado neste domingo (18). A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que está atuando para restabelecer o abastecimento, mas ainda não há previsão para a normalização dos serviços.
As cidades afetadas são: Anadia, Capela, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.
O cenário mais crítico é registrado em Porto de Pedras, onde a Estação de Tratamento de Água (ETA) está com as atividades paralisadas desde as 7h30 de sábado (17), devido à falta de energia elétrica. A Casal já acionou a empresa Equatorial, responsável pelo fornecimento de energia, e aguarda o restabelecimento para retomar a produção de água.
Nos municípios de Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, os mananciais foram diretamente afetados pelas chuvas, que aumentaram a turbidez da água bruta. Como resultado, o processo de tratamento foi comprometido, e a captação teve de ser suspensa.
- Em Colônia, a ETA está parada desde as 20h50 de sábado (17).
- Em Passo de Camaragibe, a estação que atende a zona urbana está inoperante desde as 6h30 deste domingo (18).
- Em Anadia, a produção foi interrompida às 8h da manhã.
- Em Ibateguara, o Sistema Severo, responsável por parte do abastecimento, está parado desde as 4h da madrugada.
Já nos municípios de Capela, Jacuípe, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe, o fornecimento foi prejudicado por problemas mecânicos. O acúmulo de materiais sólidos e detritos arrastados pelas chuvas obstruiu os crivos das bombas — equipamentos responsáveis por impedir a entrada de folhas, galhos, areia, barro e outros objetos que possam danificar o sistema de bombeamento.
A Casal informou que, assim que as condições climáticas permitirem, será realizada a limpeza dos equipamentos para retomar o funcionamento.
“Em todas as localidades com o fornecimento irregular, após o tratamento realizado pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição. A Companhia segue empenhada em solucionar todas as ocorrências com agilidade e agradece a compreensão da população”, divulgou a assessoria da Casal.
COM/ASSESSORIA