Maceió recebeu na noite dessa sexta-feira (03), a edição 2025 do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O Acta venceu em 1° lugar na categoria Fotojornalismo, com o repórter cinematográfico Itawi Albuquerque. O repórter Lucas Malafaia venceu em 2° lugar na categoria Áudio.

*Itawi Albuquerque e sua imagem vencedora
A imagem inserida na matéria “Mulheres de Fibra: do pseudocaule da bananeira ao mercado nacional, o poder do empreendedorismo sustentável no interior de Alagoas”, foi escolhida pelo corpo de jurados como a melhor entre as concorrentes.
O jornalista, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atua na reportagem de imagem há mais de uma década e acumula dezenas de prêmios nacionais, além de reportagens especiais para programas nacionais, como a revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo.

*Lucas Malafaia vence na categoria ‘Áudio’
O jornalista Lucas Malafaia, com passagem pela multiplataforma Acta – hoje integrante do Grupo Asa Branca, Globo em AL, também trouxe para sua coleção mais um prêmio – dessa vez o 2° na categoria Áudio, com o trabalho Eco Rancho Vovô PaKita – O empreendedorismo que brota da terra”, veiculado pelo podcast Caminhos do Negócio. A sonorização da matéria é do também jornalista Rafael Alves.
Malafaia tem passagens pela TV Pajuçara e pela Multiplataforma ACTA – veículo em que foi premiado por diversas reportagens, a exemplo da primeira edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo.







