Depois das fortes chuvas em Maceió nos últimos dias, o assunto na Câmara de Maceió, na primeira sessão da semana realizada nesta terça-feira (20), não poderia ser diferente. O caos enfrentado pelos maceioenses por conta dos alagamentos levantou inúmeros questionamentos sobre a gestão da Prefeitura para conter os problemas nos períodos de chuva na capital.
As críticas iniciaram pelo vereador Rui Palmeira (PSD). Ele questionou a utilidade dos robôs contratados em 2022, pelo prefeito JHC, para evitar alagamentos na cidade. A administração municipal gastou cerca de R$ 9,4 milhões em limpeza, desobstrução de galerias de águas pluviais, realizado pela empresa Goldman Soluções em Saneamento.
“Vou apresentar um requerimento de indicação ao secretário de infraestrutura, Rodrigo Cunha, para nos mostrar quais os serviços foram executados por esse robô de ouro. Um gestor público não pode vender falsas soluções. Todo esse dinheiro foi gasto e não vimos na prática o retorno desses serviços executados por esses robôs. Basta verificar todos os alagamentos registrados por toda a cidade nos últimos dias”, questionou Rui Palmeira.
Depois do pronunciamento de Rui, a vereadora Teca Nelma (PT) também criticou a Prefeitura de Maceió por conta dos problemas provocados pela forte chuva. “Estou no meu quinto ano de mandato e infelizmente estamos debatendo o mesmo. Ruas alagadas, deslizamento de barreiras, trânsito colapsado, pessoas perdendo as suas casas e, acima de tudo, vidas em risco. E a pergunta necessária: de quem é a responsabilidade? Diante desse cenário alarmante, a resposta da Prefeitura foi um vídeo nas redes sociais responsabilizando a população. Essa postura é inaceitável”.