Devido ao volume elevado de chuvas que atinge Alagoas desde o fim de semana, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou a suspensão de todas as atividades presenciais nos campi de Maceió, Rio Largo e Viçosa nos dias 19 e 20 de maio de 2025 (segunda e terça-feira).
Mesmo com a suspensão das aulas, o Restaurante Universitário (RU) de Maceió funcionará excepcionalmente para o almoço desta segunda-feira (19), atendendo exclusivamente pessoas em situação de rua, conforme comunicado da instituição.

Alerta meteorológico renovado
Na noite de domingo (18), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta meteorológico para chuvas intensas em diversas regiões de Alagoas.
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, as análises dos modelos numéricos de previsão do tempo indicam a persistência das chuvas, principalmente nas regiões da Zona da Mata — com maior intensidade na porção norte — e no Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió. O cenário se estende da noite de domingo até esta segunda-feira, com possibilidade de continuidade.
Além disso, há previsão de chuvas fracas a moderadas nas demais regiões do estado. A Semarh explicou que a atuação de cavados atmosféricos em baixos e médios níveis sobre o Atlântico, na costa leste do Nordeste, está contribuindo para a formação de áreas de nebulosidade convectiva. O escoamento em baixos níveis da atmosfera também pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada.
“Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos”, informou o boletim da Semarh.
A secretaria alerta ainda para risco elevado de alagamentos, especialmente em áreas com drenagem urbana precária, elevação de pequenos riachos e possibilidade significativa de deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões, embora a chuva persista, não há risco associado a desastres naturais no momento.