Antes de ser escolhido e anunciado como papa Leão XIV, o cardeal Robert Francis Prevost estava com viagem marcada ao Brasil. O agora papa participaria da Assembleia Geral dos Bispos de 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
O evento estava marcada para acontecer entre 30 de abril e 9 de maio, mas foi suspenso devido à morte do papa Francisco. Prevost era um dos principais convidados e seria o responsável pela pregação do retiro para os bispos brasileiros nos dois primeiros dias do encontro.
A Assembleia Geral dos Bispos acontece todos os anos. Cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos e administradores diocesanos se reúnem para um período de reflexão.
Segundo a CNBB, o temas debatidos são “assuntos pastorais, de ordem espiritual e de ordem temporal, daqueles relativos à missão da Igreja e dos problemas emergentes referentes às pessoas e à sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.
Quem é o novo papa?
Robert Prevost tem 69 anos e é natural de Chicago, Illinois. Viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde passou a maioria do tempo na cidade de Trujillo e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar o líder máximo da Igreja, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja”.
Depois da experiência missionária na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.