27/09/2021 às 13h41 - atualizada em 27/09/2021 às 14h01
Derek Gustavo
Maceió / AL
Xuxa não vai mais apresentar o Drag Race Brasil. Segundo a drag Paulette Pink, amiga pessoal da rainha dos baixinhos, a apresentadora desistiu de assinar o contrato após as várias críticas que recebeu da comunidade LGBTQIA+.
O motivo (inclusive partilhado por este que vos escreve): Xuxa, apesar de grande defensora da causa, é uma mulher cis hétero. E o drag race, bem... É um programa tradicionalmente apresentado por drag queens.
"Depois da repercussão negativa que a Xuxa colheu por ser indicada a apresentar o Drag Race Brasil, ela ficou muito chateada com a classe LGBT e decidiu desistir de assinar o contrato. Vocês não acham que deve ser muito difícil essa rejeição depois de anos levantando a bandeira para a classe LGBT?", questinou Pink.
Ela continua: "Mais uma vez eu afirmo aqui que receber um não de quem a gente mais ama não é fácil. Então, 'Deuses da Sabedoria', tentem primeiro descobrir quem invesntou, fabricou e embalou o glitter para que hoje vocês possam brilhar e lacrar à vontade".
O nome de Xuxa foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter, com uma "guerra" entre aqueles que continuam mantendo seu posicionamento contrário e aqueles que criticam quem está criticando.
Como eu mesmo disse nesse espaço, nada contra Xuxa no comando da atração, mas num país homofóbico como o nosso, nada melhor do que colocar uma drag à frente do programa considerado a olimpíada drag. Concorda?
Xuxa é defensora da causa. Sim. Com certeza. E o histórico dela não nega que sempre esteve AO LADO da comunidade na luta por direitos, MAAAAAAAS, não podemos esquecer que todo e qualquer avanço da comunidade tem E MUITO a participação da galera que se expõe mais, que está À FRENTE da batalha.
E aí você inclui as drags.
Claro, no Brasil a comunidade já contou, por exemplo, com Silvio Santos abrindo espaço no horário nobre para que drags (na época, chamadas de "transformistas") se apresentassem no Show de Calouros. Tem também a Xuxa, outros artistas e tal.
Mas vocês não acham que já chegamos no ponto de entregar o protagonismo à comunidade? Entregar o programa drag na mão de uma drag, por exemplo?
"Ah, mas agora a Globo não vai mais fazer o programa". No, honey, pense novamente. Uma empresa do tamanho da Globo se envolver numa polêmica desse tamanho por causa de apresentadora... Não vai acontecer. Acredite: o programa ainda vai sair do papel e teremos nosso drag race tupiniquim (se for verdade mesmo, né?! Porque até agora ninguém confirmou essa birosca).
E Xuxa, não fique chateada. Ninguém aqui está cuspindo no seu apoio. Pelo contrário. O que acontece é que, digamos, os próximos passos para aceitação precisam ser dados pela comunidade.
Mas minha sugestão segue de pé: seja a Michelle Visage do programa! Vai ser massa!!!
Blog do Derek
Blog/coluna Derek Gustavo fala de política, games e TV. Esse blog é uma mistura de tudo isso. Ele garante que funciona!Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 10 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 10 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 10 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP