19/07/2021 às 12h52 - atualizada em 19/07/2021 às 18h36
Laís Feijó
Maceió / AL
Sabemos que os profissionais que se destacam no ambiente de trabalho geralmente recebem cargos de comando e liderança, mas é importante lembrar que para a atuação de um colaborador tenha importância e reconhecimento no mercado, há muitas opções determinantes além do esforço em realizar tarefas e da auto-promoção.
Um perfil de liderança, facilidade em absorver fatos e ações de grande impacto são alguns dos pontos de grande relevância no perfil de quem deseja ter destaque no ambiente de trabalho. A desenvoltura em tarefas de grupo e a capacidade de inspirar e persuadir colegas também somam muitos pontos para que um profissional seja reconhecido dentro de uma empresa, tornando-o um potencializador de equipe e, consequentemente, uma peça fundamental para o aumento do desenvolvimento e da produtividade de uma instituição.
Influenciar equipes e ambientes inteiros de trabalho sem se mostrar um caça “likes” sedento por elogios é uma ótima estratégia para ganhar atenção no meio empresarial, assim como executar tarefas que vão além da sua descrição de cargo, maximizando suas potencialidades por meio da ajuda oferecida à empresa como um todo e a outros colaboradores que necessitam de supervisão.
O empenho na execução de tarefas difíceis para outros funcionários traz, além do reconhecimento, uma imagem de controle, confiança, colaboração e liderança: itens indispensáveis para quem deseja alçar altos voos no mercado de trabalho. Manter-se focado no trabalho que é de sua responsabilidade e se empenhar no que pode ser feito para auxiliar colegas também é importante para ganhar destaque, já que, embora a atenção dos superiores seja o objetivo final, não é uma boa ideia tentar se envolver demais com assuntos que não lhe cabem.
Ser natural e não tentar assumir uma postura que não faz parte da sua personalidade também é válido, pois, “manter aparências” no ambiente empresarial pode ser perigoso quando a atuação não condiz com o seu perfil pessoal.
Diferente do que muitos podem pensar, o fato de “ser você mesmo” no trabalho pode ser algo bastante positivo, e levantar questões construtivas – mesmo que polêmicas – no mundo corporativo também é uma ação altamente reconhecida e estimada por empresas que buscam o sucesso, afinal elas estão em busca de um caráter firmado e de habilidades moldáveis
O manda jobs te ajuda a refletir sobre esse posicionamento.
Manda Jobs
Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 10 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 10 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 10 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP