19/02/2025 às 08h50
Allan Jones
Maceió / AL
Na abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia durante essa terça-feira (18), o governador Paulo Dantas (MDB) discursou para os 27 deputados estaduais presentes e reforçou a parceria entre o poder executivo e o poder legislativo. O que chamou a atenção no discurso do governador foi o tom no combate à criminalidade. Há uma sensação entre os alagoanos que a violência tem dado sinais de crescimento, mesmo com as ações permanentes do governo.
"Quem cometer crime em Alagoas será caçado, preso e pagará pelo seu erro. Ainda dá tempo de mudar de lado", foi a frase que chamou a atenção no discurso de Paulo Dantas. Recentemente, o governador convocou novos delegados e prometeu reduzir os índices de violência, investindo em Centro Integrados de Segurança Pública e a aquisição de novas viaturas.
Outro ponto importante da fala do governador foi em relação ao término de seu mandato. Ele tem sido bastante questionado se vai disputar as eleições de 2026. Nos bastidores, a informação que sempre circula é de que Paulo pode ser candidato à deputado federal numa eventual construção de chapa do MDB ou até mesmo pelo PSB, partido comandado em Alagoas pelo próprio governador.
“Encerro dizendo para todos os senhores que eu, com muita alegria, vou ficar até o último dia do meu mandato. Vou concluir o compromisso que fiz com o povo de Alagoas, por uma razão simples: estou com 60% dos compromissos concluídos, mas quero concluir os 100% que firmei e, para tal, preciso ficar até o último dia da nossa gestão, até o início de janeiro de 2027”, garantiu.
Balanço administrativo
Ele destacou os principais avanços alcançados, sobretudo nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, e do Desenvolvimento Social e Econômico.
“É este governo que eu tenho certeza que todos nós queremos: um governo que consegue crescer economicamente, gerar prosperidade, riqueza, emprego; fortalece o produto interno bruto, mas, ao mesmo tempo, tem sensibilidade, tem humanismo, tem empatia para cuidar das pessoas que mais precisam”, declarou Paulo ao parlamento.
Ele assegurou que governará o Estado de Alagoas até o último dia de seu segundo mandato para cumprir 100% do que fora acordado com a população e protocolado como promessa de campanha junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Paulo agradeceu à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pela aprovação dos projetos encaminhados à Casa, o que, segundo ele, tem ajudado Alagoas a alcançar os melhores indicadores em todas as áreas da gestão pública.
Paulo recordou que em 2023, Alagoas foi o estado que mais fez investimentos com seus próprios recursos, entre todas unidades federativas do Brasil. “Ficamos em primeiro lugar, proporcionalmente, com 18,5% da receita corrente líquida. Ainda não saiu o resultado oficial do nosso ranking nacional em 2024, mas nós investimos mais recursos em 2024 do que investimos no ano de 2023”, comparou.
“Todas as obras estruturantes que nós combinamos, vamos fazê-las. E nós temos o principal: temos os projetos, os contratos e nós temos os recursos para garantir todos esses investimentos”, enfatizou.
Ele lembrou que mais de 430 mil alagoanos saíram da extrema pobreza, e a taxa de desemprego, que já foi de 20%, hoje é de apenas 7%, um feito histórico que aproxima o estado do pleno emprego. Este resultado coloca Alagoas como um dos estados com a menor taxa de desocupação do Nordeste, reflexo de políticas públicas eficazes e do crescimento econômico sustentável, apontou.
Com a Palavra
Blog/coluna Blog do programa Com a Palavra, que traz, toda semana, entrevistas com personagens relevantes da política e da sociedade alagoanas.Há 12 horas
Acusados de matar congolês em quiosque no Rio serão julgados em marçoHá 12 horas
Procon Maceió notifica supermercado por prática abusiva em estacionamentoHá 12 horas
PM mobiliza mais de 2.200 policiais na Operação Carnaval 2025 em AlagoasHá 13 horas
Trem descarrila e tomba em Magé, RJ; calor de 71°C dilatou trilhosHá 13 horas
Avião da Latam retorna ao Galeão após colisão com pássaro; bico da aeronave ficou destruído