Sábado, 22 de fevereiro de 2025
82 99669-5352
Cidades

17/02/2025 às 17h49

Derek Gustavo

Maceió / AL

MP recomenda embargo da obra do 'Renasce Salgadinho' em Maceió
Decisão vem após aparecimento de cágados às margens do riacho, arrastados pela chuva.
MP recomenda embargo da obra do 'Renasce Salgadinho' em Maceió
Cágados surgiram às margens do Salgadinho após chuvas em Maceió. FOTO: reprodução

O Ministério Público de Alagoas recomendou, nesta segunda-feira (17), o embargo da obra do "Renasce Salgadinho", de responsabilidade da Prefeitura de Maceió. A justicativa da medida, de autoria do promotor Alberto Fonseca, é o episódio em que vários cágados surgiram às margens do riacho após as fortes chuvas que caíram na capital alagoana no último dia 5 de fevereiro.


A medida foi anunciada após audiência, que contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).


De acordo com  Rafael Cordeiro Soares, do IMA, um estudo pode identificar “quais indivíduos e espécies estão no Riacho Salgadinho”. Além disso, ele explica que foi apresentado um modelo de autorização ambiental para o manejo da fauna, com uma equipe de resgate acopanhando todas as atividades.


Quem também participou foi Paula Nascimento, gerente socioambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Ela explicou que o procedimento apontado pelo IMA deveria ter sido feito antes do início das obras, mas que a pasta pretende realizá-lo.


A dúvida, no entanto, é saber de quem é a responsabilidade do trabalho: se o Município ou o consórcio que está executando a obra. Paula garantiu que, independentemente de quem tenha que fazê-lo, o trabalho será realizado.


Nenhum representante do consórcio compareceu à reunião.


Ainda de acordo com o IMA, a obra seguirá paralisada até que seja apresentado o Protocolo de Autorização para Manejo de Fauna da obra. A não apresentação em até 10 dias pode resultaar em multa.

FONTE: com informações do TNH1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados