06/02/2025 às 16h39 - atualizada em 06/02/2025 às 16h53
Acta
MACEIO / AL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou, nesta quinta-feira (6), o Banco Central (BC) pela alta nos preços dos alimentos. O chefe do Executivo pediu ainda para a população não comprar alimentos caros.
“Nós tivemos um aumento do dólar, porque a gente teve um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra. Eu não posso fazer congelamento [de preços]. Eu não posso colocar fiscal para ir em fazenda ver se o gado está guardado ou não”, disse Lula a rádios da Bahia.
“E nós estamos trabalhando, conversando com empresários, utilizando a competência dos ministérios para que a gente encontre de uma solução para reduzir preços”, completou o presidente.
O petista sugeriu que a população evite comprar produtos que estejam muito caros, como forma de pressionar a redução dos preços e ajudar a controlar a inflação.
“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou Lula.
O presidente também incentivou os consumidores a substituírem itens mais caros por produtos similares, com preços mais acessíveis.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, concluiu o mandatário.
Veja o vídeo:
FONTE: CNN Brasil
Há 2 horas
Assassino de PM influenciador digital é morto em troca de tiros com policiais em SPHá 2 horas
Em Alagoas, Ligue 180 registra aumento de 5% nos atendimentos em 2024Há 2 horas
Mulher descobre segunda gravidez já estando grávida: 'Foi um baque'Há 3 horas
Cai o número de endividados no país, aponta entidade do comércioHá 3 horas
Bombeiros atenderam 111 ocorrências devido às chuvas em Maceió e Rio Largo