06/02/2025 às 08h43
Acta
MACEIO / AL
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para riscos geo-hidrológicos nesta quinta-feira (06) no estado de Alagoas. De acordo com o órgão, a probabilidade de chuvas intensas com potencial para causar danos nas regiões intermediárias de Maceió e outras três capitais do Nordeste é considerada alta, devido aos elevados acumulados registrados nas últimas 24 horas.
O Cemaden informou que, com a previsão meteorológica apontando continuidade das chuvas, os volumes de água nas bacias hidrográficas tendem a aumentar ainda mais. Esse cenário pode elevar os níveis de rios e açudes em Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. "Não se descarta a possibilidade de inundações de rios e córregos urbanos, assim como alagamentos temporários em áreas mais baixas", informou o órgão.
Além do risco de alagamentos, o Cemaden alertou para a alta probabilidade de deslizamentos de terra, devido à combinação de solo encharcado e áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade. Em algumas localidades de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, o volume de chuva superou 250 mm em apenas 24 horas. O órgão reforçou que há possibilidade de deslizamentos de terra pontuais, quedas de barreiras em rodovias e outros impactos em áreas de risco.
A Defesa Civil de Alagoas informou, na quarta-feira (05), que segue monitorando as chuvas que atingem diferentes regiões do estado. Apesar dos altos volumes registrados em alguns municípios, o órgão afirmou que, até o momento, não há risco de transbordamento de rios em Alagoas.
"Não temos nenhum município em situação de emergência. Estamos acompanhando as chuvas desde a manhã de hoje, e, embora tenha chovido acima da média em Maceió e na Zona da Mata alagoana, não há risco de transbordamento de rios. A previsão é de mais chuvas na região do Litoral nas próximas horas", explicou o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu três alertas de chuvas intensas para todo o estado de Alagoas. O primeiro, de cor vermelha e classificado como de grande perigo, abrange a região do Litoral e é válido até às 8h. Além disso, há um alerta laranja, indicando perigo, que se concentra majoritariamente em municípios da Zona da Mata. Por fim, o alerta amarelo, de perigo potencial, abrange regiões do Leste de Alagoas, como o Agreste e o Sertão, com validade até às 10h.
Diante desse cenário, autoridades seguem monitorando a evolução das chuvas e recomendam atenção redobrada para a população em áreas de risco.
Há 17 minutos
VÍDEO: Lula culpa BC pela alta dos preços e pede para povo ajudarHá 25 minutos
Maceió: incêndios em edificações crescem 52% em janeiroHá 33 minutos
Nelson Wilians inicia agenda de negócios em Angola e Moçambique para fortalecer laços e ampliar frentes de atuaçãoHá 3 horas
Polícia Civil prende homem em flagrante por furto em igreja no centro de MaceióHá 5 horas
Homem que esfaqueou cantor Hugo Playboy se apresenta à polícia