04/02/2025 às 10h16
Acta
MACEIO / AL
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), firmou um acordo de cooperação técnica entre o Instituto do Coração de São Paulo (InCor/SP), Fundação Zerbini e o Hospital do Coração Alagoano, unidade referência no atendimento de alta complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. A cerimônia para celebração da parceria ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no Palácio República dos Palmares, no bairro do Centro, em Maceió.
O acordo de cooperação prevê a execução do Programa Memorial Adib Jatene de Ensino e Pesquisa, com a realização de ações e serviços voltados para o ensino, pesquisa, extensão, assistência integral à saúde, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de gestão administrativa e operacional para o Hospital do Coração Alagoano.
Na solenidade de assinatura, o secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Participaram ainda da cerimônia, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo; o cirurgião cardiovascular e deputado estadual, José Wanderley Neto, representando o Legislativo estadual, além dos diretores do InCor/SP), Fábio Nakandakare Kawamura; e da Fundação Zerbini, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva.
“Essa parceria é de fundamental importância para que nós possamos aperfeiçoar a governança e os serviços ofertados pelo Hospital do Coração Alagoano. Para nós, é motivo de muito orgulho assinar esse acordo. A saúde de Alagoas tem avançado na gestão do governador Paulo Dantas, passamos a realizar transplantes na rede estadual, ampliamos nossa rede hospitalar e queremos avançar ainda mais. Vamos comemorar muito os retornos desse acordo a longo prazo”, destacou o secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, frisou que o acordo busca fortalecer a assistência, pesquisa e ensino em cardiologia em Alagoas. “Ver os resultados que alcançamos com o Hospital do Coração Alagoano nos deixa muito felizes. Esse acordo com duas instituições tão renomadas, como o InCor/SP e a Fundação Zerbini, só vai nos trazer frutos ainda melhores. No que depender da Sesau, vamos aperfeiçoar ainda mais nossos serviços para atender as pessoas que mais precisam, como sempre nos determina o governador Paulo Dantas”, afirmou.
Já o diretor da Fundação Zerbini, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, afirmou que a parceria vai gerar bons frutos para a cardiologia alagoana. “A colaboração com o Hospital do Coração Alagoano é uma oportunidade de compartilharmos conhecimentos e experiências, não apenas na formação de novos profissionais, mas também no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população. Acreditamos que o Programa Memorial Adib Jatene será um marco no avanço da cardiologia no Estado”, pontuou.
O cirurgião cardiovascular e deputado estadual, José Wanderley Neto, também frisou a importância do Hospital do Coração Alagoano para a rede estadual de saúde. “É um momento ímpar. Vamos atuar em conjunto com uma das maiores instituições do mundo na área de cardiologia, que fez e faz história. Nosso objetivo é avançar ainda mais na excelência do atendimento especializado em cardiologia para os alagoanos. Queremos fazer ainda mais políticas públicas voltadas à saúde cardiovascular e essa parceria é fundamental para isso”, afirmou o parlamentar.
FONTE: Agência Alagoas
Há 56 minutos
Jornalista Josy Carvalho é encontrada morta em ArapiracaHá 1 hora
Mães protestam por vagas em escolas e bloqueiam trânsito na Cambona, em MaceióHá 2 horas
Bolsonaro articula mudar Ficha Limpa no Congresso para driblar inelegibilidadeHá 2 horas
Margareth Serrão, mãe de Virginia, assume romance com sanfoneiroHá 2 horas
Ladrão de ar-condicionado aterroriza moradores da Ponta Grossa, em Maceió