03/02/2025 às 16h31 - atualizada em 03/02/2025 às 19h31
Acta
MACEIO / AL
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/2) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito na corrida presidencial de 2026, apesar de estar em seu pior momento de popularidade desde o início deste mandato.
Nos cenários testados, Lula vence todos os candidatos de oposição em primeiro e segundo turnos. A pesquisa foi feita de 23 a 26 de janeiro de 2025, com 4,5 mil brasileiros.
No cenário mais apertado para o petista em um eventual segundo turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto contra 35% do cantor Gusttavo Lima (sem partido). Uma diferença de 6 pontos percentuais. Contra Eduardo Bolsonaro (PL) ou Pablo Marçal (PRTB), o presidente aparece com 44% ante 34% de ambos os candidatos.
Em uma possibilidade de Lula disputar o segundo turno com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece 9 pontos percentuais à frente. Lula tem 43% de intenções de voto contra 34% de Tarcísio.
A pesquisa testou seis cenários de segundo turno, sendo que em nenhum deles o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece, uma vez que ele está inelegível e não pode concorrer no pleito do próximo ano.
Além dos nomes acima, foi testado um eventual segundo turno de Lula com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em ambos os cenários, a vantagem do petista é ampliada. Lula teria 45% de intenções de voto, ante 28% de Zema e 26% de Caiado.
A pesquisa sai uma semana depois do mesmo instituto de pesquisa revelar que, pela primeira vez desde o início do mandato, o governo Lula é mais reprovado do que aprovado pelos brasileiros. São 49% dos brasileiros que reprovam a gestão contra 47% que a aprovam.
Os números da pesquisa sobre o primeiro turno
A pesquisa também traz os cenários de 1º turno, onde Lula varia de 30% a 33% e fica em primeiro contra todos os demais candidatos.
No cenário espontâneo, onde não são revelados os nomes aos entrevistados, Lula e Jair Bolsonaro (PL) empatam com 9% cada; e só Gusttavo Lima é outro citado, com 1%.
FONTE: Metrópoles
Há 9 minutos
Cármen Lúcia mantém investigação contra BolsonaroHá 14 minutos
VÍDEO: Funcionários são demitidos por usarem drogas dentro de hospital em MaceióHá 26 minutos
Acusado de matar adolescente na Santa Amélia tem prisão preventiva decretadaHá 50 minutos
Gusttavo Lima comemora sucesso na Quaest: 'O Brasil tem jeito'Há 53 minutos
Boate Kiss: STF tem maioria para manter prisão de quatro condenados