domingo, 02 de fevereiro de 2025
82 99669-5352
Entretenimento

02/02/2025 às 18h19

Acta

MACEIO / AL

Com bolsa de colostomia permanente, como será a vida de Preta Gil? Médico responde
O portal LeoDias consultou um especialista para entender a nova vida de Preta
Com bolsa de colostomia permanente, como será a vida de Preta Gil? Médico responde
Tratando um câncer colorretal, Preta Gil anunciou esta semana que precisará viver de forma permanente com a bolsa de colostomia. Foto: Reprodução

Tratando um câncer colorretal, Preta Gil anunciou esta semana que precisará viver de forma permanente com a bolsa de colostomia. Quais serão as mudanças em sua rotina agora que esse dispositivo fará parte de sua vida de forma definitiva? O portal LeoDias consultou um médico especializado para explicar mais sobre o quadro delicado da cantora e o impacto dessa adaptação em sua vida.


O Dr. Jorge Abissamra Filho, chefe da oncologia clínica do Hospital Santa Clara, começa explicando o que é a colostomia.


“A colostomia é uma nova via para evacuação que não o reto, ela não se rompe, pois é construída cirurgicamente uma outra via de evacuação. É um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma abertura no intestino grosso, para que as fezes possam sair para fora do corpo, através de um orifício no abdômen. Ela dura o tempo que for necessário ao paciente, podendo durar meses ou a vida toda. Ou seja, não é uma bolsa, a colostomia é a cirurgia de construção dessa outra forma de evacuação.”


De acordo com o médico, a bolsa de colostomia, seja definitiva ou provisória, tem o mesmo funcionamento e é feita da mesma maneira. A diferença está na finalidade.


A bolsa se faz necessária de forma definitiva quando todo o reto precisa ser retirado, como em alguns casos de câncer, quando não é possível reconectar o intestino grosso ao ânus.


Já quando apenas uma parte do intestino é removida, a colostomia é provisória, pois, após a cicatrização, é possível reconectar o intestino ao reto.


Dr. Jorge detalha porque Preta precisará usar a bolsa para sempre: “Preta Gil provavelmente passou por uma remoção total do reto, ou seja, foi completamente retirado durante a cirurgia. Nesse caso, não é possível reconectar o intestino ao reto, já que ele não existe mais. Portanto, a paciente precisará viver com a bolsa de colostomia de forma definitiva.”


Ele também explica como a bolsa de colostomia funciona: “A alça intestinal fica com uma borda exteriorizada para um orifício abdominal. Para evitar que as fezes saiam e sujem a barriga do paciente, é acoplada uma pequena bolsa, que tem adesivos que grudam na pele. Quando o intestino funciona e as fezes saem, elas ficam retidas nessa bolsa plástica. O paciente então retira a bolsa para higiene e coloca uma nova, de maneira descartável.” A bolsa só pode ser vista caso a pessoa a mostre, levantando a blusa.


Preta Gil poderá levar uma vida normal?


Segundo o Dr. Jorge, sim. Ela poderá seguir uma vida quase normal, com algumas precauções: “Não há complicação alguma, a colostomia, seja definitiva ou provisória, é exatamente igual. O único cuidado necessário é a higiene local após a evacuação pelo orifício da colostomia. O paciente com colostomia não tem limitações, pode ter uma vida normal, ir à praia, viajar, ir à piscina. Tem uma vida normal.”


 

FONTE: portal LeoDias

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados