Sábado, 18 de janeiro de 2025
82 99669-5352
Cidades

16/01/2025 às 12h58 - atualizada em 16/01/2025 às 17h27

Acta

MACEIO / AL

Atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e SAMU foram fundamentais no resgate das vítimas do incêndio em hotel na Pajuçara
Programa Salva Mais coordenou as equipes que agiram de forma célere na ocorrência
Atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e SAMU foram fundamentais no resgate das vítimas do incêndio em hotel na Pajuçara
Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do programa Salva Mais, atuaram na madrugada desta quinta-feira (16) na ocorrência de incêndio no Hotel Slin Tropical, localizado na Rua Jangadeiros Alagoanos, no bairro da Pajuçara, em Maceió. O militar do Distrito Federal, Adriano Lopes, de 44 anos, que estava hospedado no local, faleceu. Outras três pessoas foram resgatadas.


O programa Salva Mais, através da Central Integrada, recebeu o chamado por volta das 4h23 e, de forma célere, enviou ao local da ocorrência 8 viaturas do CBMAL com 23 militares, além de duas ambulâncias: uma Unidade de Suporte Avançado - USA-UTI móvel e uma Unidade de Suporte Básico (USB).


“A Central Integrada do Programa Salva Mais demonstrou hoje sua eficiência no atendimento ao incêndio no hotel e nas ações do atendimento pré-hospitalar. Assim que a chamada chegou à central, os recursos foram prontamente disponibilizados e coordenados pelo Corpo de Bombeiros, pelos médicos reguladores do SAMU, que gerenciam as operações, e pelo oficial coordenador de operações. Essa atuação integrada garantiu agilidade, eficiência, socorro e salvamento de vidas”, pontuou a coordenadora do Salva Mais, Coronel Elaine Monteiro.


De acordo com o CBMAL, as chamas tiveram início no sexto andar do hotel, mesmo andar onde o sargento estava hospedado. Ainda segundo os bombeiros, no local havia 43 hóspedes. O fogo ficou confinado a um único quarto do sexto andar.


A única vítima fatal do incêndio estava hospedada no apartamento 613 com a esposa, a filha e a sogra. Ele foi encontrado desacordado no apartamento 603. A atuação do CBMAL contou com a mobilização e evacuação segura dos hóspedes, além do rescaldo da área atingida para evitar novas propagações. O subcomandante do CBMAL, coronel Eduardo Hércules Justo, destacou a atuação exemplar dos militares na ocorrência. 


"A rápida e eficiente atuação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para evitar maiores danos e preservar vidas. Nossos militares trabalharam com bravura e dedicação para debelar o incêndio de forma ágil e eficaz, cumprindo com excelência a nossa missão de proteger vidas e patrimônios", afirmou o Coronel.


No total, quatro pessoas foram resgatadas, incluindo o 2º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Adriano, que foi conduzido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas faleceu devido à inalação de fumaça e à intensidade das chamas.


Os outros pacientes atendidos pelo SAMU foram: um homem de 48 anos, que foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, e outras duas pessoas, que foram levadas à UPA do Jaraguá. A atuação do SAMU e do CBMAL foi fundamental para o resgate eficiente e o transporte seguro das vítimas.


“Essa atuação conjunta reafirma o compromisso dos serviços de urgência e emergência em atender com eficiência e eficácia, salvando mais vidas”, destacou a coordenadora do SAMU Maceió, a enfermeira Beatriz Santana. Ainda pela manhã, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a perícia no local para investigar as causas do incêndio e avaliar os danos estruturais no prédio.


Sobre o militar


O 2º Sargento Adriano Damásio Lopes estava em Maceió de férias com sua família e retornaria para casa nesta mesma quinta-feira (16).


O subcomandante do CBMAL, Coronel Eduardo Hércules Justo, entrou em contato diretamente com a Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Coronel Ana Paula Barros Habka, para prestar apoio e destacar o ato heroico do 2º Sargento Adriano Damásio Lopes.


“Neste momento de luto, o CBMAL manifesta total solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão”.


 

FONTE: Ana Beatriz Rodrigues e Alessandra Lima* / Ascom CBMAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados