Quinta, 12 de dezembro de 2024
82 99669-5352
Cidades

11/12/2024 às 15h59 - atualizada em 11/12/2024 às 16h27

Derek Gustavo

Maceió / AL

Entidades criticam mudanças implantadas pelo DMTT na orla da Ponta Verde, em Maceió
A partir de sexta-feira (13), fica proibido estacionar ao longo do canteiro central da avenida.
Entidades criticam mudanças implantadas pelo DMTT na orla da Ponta Verde, em Maceió
DMTT proíbe estacionamento ao longo do canteiro central da Silvio Viana. FOTO: reprodução/TV Ponta Verde

Entidades que representam comerciantes e empresários emitiram uma nota conjunta demonstrando instasifação com as mudanças implantadas pelo Departamento de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) em um trecho da Avenida Silvio Viana, no bairro da Ponta Verde. A nota afirma que as medidas trarão impactos negativos para empresas e trabalhadores da região.


A nota é assinada por entidades que representam os setores de bares, restaurantes, turismo, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e serviços.


A partir de sexta-feira (13), fica proibido estacionar ao longo do canteiro central da avenida. De um lado, placas avisam sobre a proibição. Do outro, uma faixa verde para uso de pedestres foi instalada ao longo do canteiro.


A Prefeitura afirma que a medida foi tomada devido ao aumento considerável do número de veículos que trafegam pela região, com o fluxo tornando-se ainda mais intenso. 


Na nota emitida nesta quarta (11), as entidades afirmam que a "Ponta Verde é uma área estratégica para o turismo e o comércio da capital alagoana", e que "a falta de alternativas para estacionamento" prejudica empresas, trabalhadores, turistas e a população que frequenta a orla da capital.


"Essa medida inviabiliza operações logísticas essenciais, como carga e descarga, dificulta o embarque e desembarque de hóspedes e clientes e reduz o fluxo de visitantes, comprometendo diretamente o faturamento das empresas, a geração de empregos e a renda de centenas de famílias que dependem dessas atividades", afirmam as entidades.


A nota aponta ainda que as ruas adjacentes tendem a enfrentar um aumento no tráfego, provocando congestionamentos e complicando a mobilidade na região.


"As entidades signatárias apelam para que a Prefeitura reavalie a decisão e promova o diálogo com os setores envolvidos, buscando soluções alternativas que conciliem a mobilidade urbana com a preservação da atividade econômica e turística da Ponta Verde. A criação de estacionamentos alternativos ou o uso parcial do canteiro central são algumas das medidas que poderiam mitigar os prejuízos e garantir o equilíbrio entre os interesses da população, turistas e empresários locais", conclui o texto.


A nota foi assinada pelas seguintes entidades:


Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL);


Associação das Barracas de Praia de Maceió (ABOM); 


Associação dos Motoristas por Aplicativos de Alagoas (AMPAEAL);


Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SINDHAL);


Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL);


Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI/AL);


Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (ABAV/AL);


Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA); 


Maceió Convention & Visitors Bureau (MCVB);


Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (SINGTUR-AL);


Associação Comercial de Maceió;


Federação do Comércio do Estado de Alagoas (FECOMERCIO);


Associação da Feirinha de Artesanato da Pajuçara (AFAP); e


Associação do Comércio Atacadista e distribuidor do Estado de Alagoas (ACADEAL)


Veja nota do DMTT sobre o assunto:


O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) segue com as implantações de adequação da orla. Nesta quarta-feira (11), o órgão iniciou a pintura da faixa verde na área de canteiro central da Av. Silvio Carlos Viana, sentido Ponta Verde/Pajuçara. A região tem uma intensa movimentação de veículos e com isso são constantes as situações de obstrução da via em razão de paradas em fila dupla, causando transtornos no trânsito. A medida visa coibir essa prática e com isso melhorar a mobilidade na região. 


A via interna da Av. Silvio Carlos Viana está sinalizada com a proibição de estacionamento e com cones, para prevenir a ocorrência de infrações de trânsito, evitando assim autuações de condutores. O órgão também iniciou nesta terça-feira a implantação de vagas especiais de estacionamento em oito vias perpendiculares à Av. Silvio Carlos Viana. São pontos dedicados a idosos e PCDs.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados