11/12/2024 às 15h59 - atualizada em 11/12/2024 às 16h27
Derek Gustavo
Maceió / AL
Entidades que representam comerciantes e empresários emitiram uma nota conjunta demonstrando instasifação com as mudanças implantadas pelo Departamento de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT) em um trecho da Avenida Silvio Viana, no bairro da Ponta Verde. A nota afirma que as medidas trarão impactos negativos para empresas e trabalhadores da região.
A nota é assinada por entidades que representam os setores de bares, restaurantes, turismo, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e serviços.
A partir de sexta-feira (13), fica proibido estacionar ao longo do canteiro central da avenida. De um lado, placas avisam sobre a proibição. Do outro, uma faixa verde para uso de pedestres foi instalada ao longo do canteiro.
A Prefeitura afirma que a medida foi tomada devido ao aumento considerável do número de veículos que trafegam pela região, com o fluxo tornando-se ainda mais intenso.
Na nota emitida nesta quarta (11), as entidades afirmam que a "Ponta Verde é uma área estratégica para o turismo e o comércio da capital alagoana", e que "a falta de alternativas para estacionamento" prejudica empresas, trabalhadores, turistas e a população que frequenta a orla da capital.
"Essa medida inviabiliza operações logísticas essenciais, como carga e descarga, dificulta o embarque e desembarque de hóspedes e clientes e reduz o fluxo de visitantes, comprometendo diretamente o faturamento das empresas, a geração de empregos e a renda de centenas de famílias que dependem dessas atividades", afirmam as entidades.
A nota aponta ainda que as ruas adjacentes tendem a enfrentar um aumento no tráfego, provocando congestionamentos e complicando a mobilidade na região.
"As entidades signatárias apelam para que a Prefeitura reavalie a decisão e promova o diálogo com os setores envolvidos, buscando soluções alternativas que conciliem a mobilidade urbana com a preservação da atividade econômica e turística da Ponta Verde. A criação de estacionamentos alternativos ou o uso parcial do canteiro central são algumas das medidas que poderiam mitigar os prejuízos e garantir o equilíbrio entre os interesses da população, turistas e empresários locais", conclui o texto.
A nota foi assinada pelas seguintes entidades:
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL);
Associação das Barracas de Praia de Maceió (ABOM);
Associação dos Motoristas por Aplicativos de Alagoas (AMPAEAL);
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SINDHAL);
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL);
Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI/AL);
Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (ABAV/AL);
Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA);
Maceió Convention & Visitors Bureau (MCVB);
Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (SINGTUR-AL);
Associação Comercial de Maceió;
Federação do Comércio do Estado de Alagoas (FECOMERCIO);
Associação da Feirinha de Artesanato da Pajuçara (AFAP); e
Associação do Comércio Atacadista e distribuidor do Estado de Alagoas (ACADEAL)
Veja nota do DMTT sobre o assunto:
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) segue com as implantações de adequação da orla. Nesta quarta-feira (11), o órgão iniciou a pintura da faixa verde na área de canteiro central da Av. Silvio Carlos Viana, sentido Ponta Verde/Pajuçara. A região tem uma intensa movimentação de veículos e com isso são constantes as situações de obstrução da via em razão de paradas em fila dupla, causando transtornos no trânsito. A medida visa coibir essa prática e com isso melhorar a mobilidade na região.
A via interna da Av. Silvio Carlos Viana está sinalizada com a proibição de estacionamento e com cones, para prevenir a ocorrência de infrações de trânsito, evitando assim autuações de condutores. O órgão também iniciou nesta terça-feira a implantação de vagas especiais de estacionamento em oito vias perpendiculares à Av. Silvio Carlos Viana. São pontos dedicados a idosos e PCDs.
Há 10 horas
Pressão sobre a Prefeitura: deputada e vereador discordam da implantação da faixa verde no canteiro central da orla de MaceióHá 12 horas
CCJ da Câmara aprova impressão e recontagem de votosHá 12 horas
Lula fará novo procedimento médico nesta quintaHá 12 horas
Fábrica adulterava leite com soda cáustica e água oxigenada, diz MPRSHá 12 horas
Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro