07/12/2024 às 17h32
Acta
MACEIO / AL
A advogada, nutricionista e escritora Eluciana Cardoso, mulher que gravou um vídeo expondo uma passageira que não queria ceder o assento próximo à janela do avião a uma criança, já foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por falsificar assinaturas em documentos entregues à Justiça.
Eluciana, que não é a mãe da criança, foi candidata a vereadora de Belo Horizonte pelo Cidadania em 2016 e a deputada estadual de Minas Gerais pelo Podemos em 2018.
Em julho de 2021, a mulher foi denunciada pelo MPE por apresentar documentos falsificados durante a prestação de contas da campanha dela de 2018.
Segundo o MPE, a candidata teria falsificado a assinatura da irmã e do marido nos contratos e nos recibos entregues à Justiça Eleitoral para comprovação de gastos. Os familiares supostamente trabalharam na campanha dela e ganharam R$ 2 mil cada, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eluciana admitiu ter assinado os documentos em nome dos parentes, mas esclareceu que o fez sem dolo, sem intuito de violar a fé pública.
O juiz da 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, Marcelo Gonçalves de Paula, acatou o argumento da defesa e decidiu, em março de 2022, pela absolvição de Eluciana do crime de falsidade ideológica.
Quem é a mulher que filmou passageira em avião
Eluciana Iris Almeida Cardoso tem 54 anos, mora em Belo Horizonte e já foi candidata a vereadora e a deputada estadual por Minas Gerais. É advogada, nutricionista clínica e escritora produtora cultural.
Eluciana não é a mãe da criança que estava dando birra no avião, no caso que ganhou notoriedade nesta semana. Ela filmou Jennifer Castro durante um voo da Gol e, no vídeo, perguntou se a passageira “tem algum problema”.
“Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante”, disse. As imagens foram publicadas nas redes sociais pela filha de Eluciana.
Eluciana tem carteira na seccional de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas, apesar disso, não tem costume de advogar. Nas redes sociais, ela investe em vídeos sobre nutrição e bem-estar.
Eluciana já foi homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pela “relevante contribuição na cultura nacional e na promoção de ações que visam propagar a literatura, a diversidade e a inclusão social, em apoio ao Institut Cultive Suisse Brésil”.
A homenagem tem autoria da deputada Ana Paula Siqueira (Rede) e ocorreu em junho de 2023, segundo informações disponíveis no site da ALMG.
FONTE: Metrópoles
Há 5 minutos
PCAL prende homem acusado de homicídio em SE e de estupro na BAHá 11 horas
Juiz do DF suspende resolução que instruía sobre aborto legal de menorHá 11 horas
Corpo é encontrado em trem de pouso de avião no HavaíHá 11 horas
Após receber alta, atleta do CSA que perdeu parte da perna em acidente passa o natal em casalHá 13 horas
Sobe para 6 número de mortes confirmadas em queda de ponte