14/11/2024 às 16h21 - atualizada em 14/11/2024 às 19h52
Derek Gustavo
Maceió / AL
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo 2022, indicando que Maceió tem 49 bairros. No último levantamento, feito em 2010, eram 50 bairros. A nova lista não inclui o bairro do Mutange, um dos 5 afetados pelo afundamento do solo causado pela mineração.
O bairro já foi completamente evacuado. Apesar de não haver mais moradores, imóveis e comércio, o Mutange ainda é considerado bairro, de acordo com a Lei Municipal nº 4687/1998.
Em nota enviada na noite da quinta-feira (14), o IBGE explicou que o bairro foi devidamente recenseado, mas por conta da ausência de moradores, o sistema exclui o bairro da contagem final (confira a explicação do órgão na íntegra ao fim do texto).
No Censo anterior, o de 2010, o Mutange tinha 2.632 moradores. No levantamento de 2022, não houve registro feito pelo IBGE.
Somando os bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, houve uma redução de 30.131 moradores.
Com relação aos outros bairros da cidade, o Farol foi o único que apresentou aumento na população. Já o Bebedouro agora é, oficialmente, o bairro menos populoso da capital.
Ao todo, Maceió tem uma população de 957.916 pessoas.
Confira a nota do IBGE explicando a situação:
A Superintendência do IBGE em Alagoas esclarece que o Bairro do Mutange na capital Maceió foi devidamente recenseado pelo Censo Demográfico 2022, utilizando-se exatamente a mesma metodologia aplicada em todo o estado e em todo o país.
Durante a operação censitária os recenseadores, supervisores e coordenadores do IBGE trabalharam em todo o bairro executando o percurso completo de suas quadras, conforme prevê o manual do recenseador do Censo Demográfico 2022.
Na oportunidade, o IBGE verificou que não existiam mais domicílios particulares ocupados naquele bairro. Ou seja, não havia população residente na localidade à época do levantamento, embora o bairro se encontre normalmente delimitado na malha de setores censitários do próprio IBGE.
Apesar dos resultados do Mutange não apresentarem população, este continua sendo classificado como um bairro, conforme a Lei Municipal nº 4.687 de 1998.
Ocorre que o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) oculta os resultados dos bairros com população igual a zero, motivo pelo qual o Mutange está ausente da listagem. O mesmo ocorreu com outros 101 bairros de todo Brasil, que constam na malha territorial e também foram devidamente recenseados, mas não registraram moradores por ocasião do Censo Demográfico 2022.
Outros bairros de Maceió atingidos, em alguma medida, pelos mesmos eventos que resultaram na evacuação do bairro do Mutange contavam com população residente à época e, por isso, constam nos resultados extraídos no sistema. Isso ocorre, dentre outros motivos, porque a malha de setores censitários (áreas de trabalho dos recenseadores) utilizada pelo IBGE não coincide, necessariamente, com a área de risco e evacuação definida pelos órgãos competentes. Portanto, à época do levantamento poderiam existir em alguns bairros envolvidos, alguns setores integralmente ou parcialmente habitados e não evacuados
FONTE: com informações do g1 Alagoas
Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 11 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 11 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 11 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP