07/11/2024 às 10h10
Acta
MACEIO / AL
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), um dos principais pontos culturais de Alagoas, agora passará a abrir também às segundas-feiras, ampliando o acesso do público ao seu vasto acervo histórico e artístico. O equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) estará aberto de segunda a sexta-feira com horários diferenciados, sendo segunda e sexta-feira, das 9h às 14h, e Terça e Quinta-feira, das 9h às 16h.
Localizado no histórico Palácio, o MUPA oferece uma viagem no tempo, permitindo que os visitantes conheçam a rica história política, artística e cultural de Alagoas. O prédio, que foi sede do Governo de Alagoas e palco de importantes decisões políticas, foi transformado em museu em 2006, com o objetivo de preservar e resgatar a memória histórica do estado.
O acervo do espaço inclui peças de mobiliário dos séculos XIX e XX, além de uma coleção de cristais, pratarias, objetos decorativos e quadros de renomados pintores alagoanos, como José Zumba, Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e Rosalvo Ribeiro. Além disso, o museu abriga os memoriais de Aurélio Buarque de Holanda e Lêdo Ivo, dois ícones da literatura alagoana.
"O Museu Palácio Floriano Peixoto é um espaço fundamental para a preservação da nossa memória e identidade cultural. Com a ampliação dos horários de visitação, esperamos que mais alagoanos e turistas tenham a oportunidade de conhecer e se encantar com o rico patrimônio que o museu oferece. Ele é um verdadeiro reflexo da história do nosso estado e um ponto de referência para a educação e o lazer de toda a família”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
"O Mupa é um lugar de imersão na história de Alagoas e uma verdadeira aula de cultura. Com nosso novo horário, buscamos oferecer mais opções para que todos possam apreciar o nosso acervo, que conta não só com objetos históricos, mas também com exposições temporárias que renovam constantemente o espaço”, disse a supervisora do Museu, Cecília Melo.
FONTE: Agência Alagoas
Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 10 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 10 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 11 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP