Quinta, 21 de novembro de 2024
82 99669-5352
Saúde

04/11/2024 às 11h34 - atualizada em 04/11/2024 às 16h39

Acta

MACEIO / AL

Maceió adota novo esquema vacinal contra Poliomielite
Vacina injetável substituirá a vacina oral contra a pólio
Maceió adota novo esquema vacinal contra Poliomielite
Foto: Ascom SMS

A partir desta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a adotar um novo esquema vacinal contra a Poliomielite. A principal mudança é a substituição das duas doses de reforço da vacina oral contra poliomielite bivalente (VOPb) por uma dose de vacina inativada contra poliomielite (VIP), tornando o esquema vacinal exclusivo com a VIP.


Com o objetivo de estimular a erradicação da poliomielite, o novo esquema vacinal para crianças entre 2 meses e 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passa a ser composto por três doses: a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses, com um reforço aplicado aos 15 meses.


“As duas doses de reforço com VOPb serão substituídas por uma dose de reforço com VIP aos 15 meses de idade. Chamamos atenção para a importância da verificação quanto ao imunobiológico utilizado na última dose ou no reforço recebido. Por isso, os pais e responsáveis devem levar as crianças até uma unidade de saúde mais próxima para avaliar a situação vacinal e atualizar a caderneta de vacinação”, informou a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.


Locais de vacinação


- Sala de vacinas das unidades de saúde de Maceió.


- Maceió Shopping (9h às 21h de segunda a sábado);


- Pátio Shopping (13h às 21h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos);


- Centro de Atendimento ao Turista (CAT Mercado - Levada) – (8h às 16h de segunda a sexta, e de 8h às 14h, aos sábados e domingos);


- Saúde da Gente (8h às 20h de segunda a sábado);


Sobre a Poliomielite


A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em aproximadamente 1% das infecções causadas pelo poliovírus. Sua transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados), ou pela via oral-oral(ao falar, tossir ou espirrar).


O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. O País está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP.  

FONTE: Ascom SMS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados