Quinta, 21 de novembro de 2024
82 99669-5352
Especiais

18/10/2024 às 11h00 - atualizada em 18/10/2024 às 11h05

Adelaide Nogueira

Maceió / AL

Acta 5 anos: Sempre conectado
Plataforma que inovou o jeito de comunicar em Alagoas celebra aniversário de olho no futuro
Acta 5 anos: Sempre conectado
Plataforma que inovou o jeito de comunicar em Alagoas celebra aniversário de olho no futuro

Há cinco anos, um grupo de jornalistas se reuniu num projeto novo em Alagoas. Nascia naquele momento, a multiplataforma de comunicação Acta, que nesta sexta-feira (19), celebra cinco anos de sua estreia.


E como tudo que é novo, a equipe- formada por comunicadores com passagens em diversos veículos de comunicação- lapidou o espaço com suas experiências.


>>Estreia ACTA


E nossa estreia contou com uma parceria muito importante e um incentivo para todos nós: a TV Educativa - do Governo de Alagoas. O desafio: transmitir ao vivo e de forma simultânea a final do Campeonato alagoano de Segunda Divisão 2019, realizada no município de Palmeira dos Índios (AL).


Cerca de 40 profissionais dos dois veículos de comunicação participaram do momento inédito: a união da TV aberta e um canal do youtube.


Ao final do jogo, o desabafo do repórter Alberto Lima resumiu todo esforço daquele momento:


"Muito bom estar de volta. Sem dúvida foi um momento especial por tudo que todos nós vivemos, estamos recomeçando nossa vida profissional"


 


>> Programação


A programação foi definida por todos. Cada programa foi desenhado pelos profissionais.


O jornalista Oscar de Melo abriu a programação semanal com o jornal Impacta. 



Seguido por outros tantos programas: Papo Cabeça, Música,Acta e Você, Acta Esporte, Compacta, Impacta, Acta Agora, Especiais, Documentários, entre outros


>>ACTA LEGAL


Com três meses de nascido, o ACTA transmitiu as prévias de carnaval de Maceió. Nossa maratona começou no Baile dos Seresteiros da Pitanguinha, Jaraguá Folia e Pinto da Madrugada. Somadas as transmissões, as equipes ficaram cerca de 24 horas no ar, recebendo artistas, foliões, turistas que curtiam nossas prévias.


>>Pandemia


Com pouco mais de 05 meses, o ACTA se viu cobrindo a pandemia da Covid-19. A redação decidiu não parar e montou um esquema de escala para 'tentar' proteger a equipe.


O repórter Lucas Malafaia e o cinegrafista Valdemir Soares estiveram no Sertão de AL mostrando a realidade do Coronavírus na região.


Em Maceió, nossas equipes trabalharam todos dias cobrindo o avanço e as determinações das autoridades envolvidas na luta contra a Covid-19.


O Acta registrou as perdas, a crise no sistema de sepultamentos pela falta de espaço, o vazio nas ruas, a crise econômica, o reflexo para o turismo no Estado.


Mas o Acta decidiu ser - além de um veículo de comunicação que cobriu a pandemia - um instrumento de ajuda. Foi aí que nasceu o projeto LIVE ACTA.


O Samba da Periferia abriu o projeto que tinha como objetivo arrecadar doações para os músicos, que tiveram que suspender seus shows.


Para montar uma estrutura de show, num formato seguro e bonito, contamos com muitos parceiros. E um deles foi a empresa de entretenimento Esquina dos Artistas, dos empresários James Júnior e Alan Quintela.


"A confirmação da pandemia. A suspensão do mercado do entretenimento pegou todo mundo de surpresa. Naquele momento não sabíamos o que fazer. O medo tomou conta das pessoas. Mas era preciso ajudar. E nessa parceria colocamos nossa estrutura a serviço da união" - afirma James Júnior.


Uma das lives mais importantes e de maior alcance do ACTA- foi realizada pela banda Alagoana Cachorro Urubu e o cantor João Hugo Lyra, num tributo aos grandes artistas: Tim Maia e Raul Seixas. A live soma mais de 100 mil visualizações.


Com o avanço da pandemia, parecia ainda mais distante o retorno do mercado do entretenimento. Foi aí que a maior e a pioneira empresa de entretenimento de Alagoas fechou uma parceria com o ACTA e passou exibir semanalmente uma programação com artistas locais. Nascia naquele momento a TV Celebration. Ainda numa iniciativa inédita exibiu jogos em grandes telas no estacionamento de um shopping da capital alagoana. 


"A TV Celebration chegou como uma importante ferramenta para levar entretenimento para as pessoas que estavam isoladas em suas casas. O amanhã era incerto e naquele momento o Celebration cumpriu com seu papel. Numa parceria importante, levamos ajuda e um pouco de conforto através da arte para todo o Brasil" - diz Sérgio Feitosa - idealizador do Grupo Celebration.


 >>Eleições


O Acta também esteve presente na cobertura das eleições 2020, 2022, 2024. Realizou debates, sabatinas, coberturas ao vivo, posse. O Programa 'Com a Palavra', apresentado pelo jornalista Alan Jones recebe semanalmente nomes do cenário político local e nacional.


>> Quase 2 milhões de visualizações só no Facebook


Em 2020, o Acta se destacou na cobertura do trágico acidente com um ônibus que levava, entre outros passageiros, alagoanos do Sertão. Todos em busca de melhoria de vida em São Paulo. Infelizmente, o sonho foi interrompido após o veículo despencar de uma ponte na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais, matando 19 pessoas, a maioria delas de cidades alagoanas: Água Branca, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Pariconha.


Logo após o acidente, a equipe de reportagem do Acta formada pelos jornalistas Lucas Malafaia, Rafael Alves, Adelaide Nogueira e Lírida Nerys, viajou ao Sertão, onde conversou com os familiares das vítimas, sobreviventes e autoridades.


Com transmissões ao vivo, apuração em tempo real e reportagens especiais, as plataformas do Acta alcançaram números impressionantes. Apenas no Facebook, foram quase dois milhões de visualizações.


>>Prêmios


Em 2020, o ACTA ganhou em 3 categorias Prêmio Sinturb de Jornalismo.


Na categoria videoreportagem, o 1º lugar foi para a matéria "Estudo revela que andar de ônibus em tempos de pandemia é seguro", de Lucas Malafaia, com imagens do repórter cinematográfico Valdemir Soares e edição, de Rafael Alves. Já na categoria reportagem cinematográfica, uma dupla vitória de Valdemir Soares. Ele foi premiado no 3º lugar, com a reportagem "Transporte Clandestino: um mal a ser combatido"; e também no 2º lugar, com a matéria que mostrou que andar de ônibus na pandemia é seguro. A última categoria da noite premiou matérias especiais sobre transporte clandestino. O ACTA levou o 2º lugar, com reportagem de Lucas Malafaia, imagens de Valdemir Soares e produção de Adelaide Nogueira.


Em 2021, mais prêmios para os jornalistas do ACTA, com quatro troféus


 1º) Lucas Malafaia, Rafael Alves e Valdemir Soares | A tecnologia a serviço da mobilidade urbana, 2º) Valdemir Soares| Essencial e em crise: o transporte coletivo urbano precisa sobreviver, 3º) Valdemir Soares | A tecnologia a serviço da mobilidade urbana, 2º) Lucas Malafaia, Rafael Alves e Valdemir Soares | Essencial e em crise: o transporte coletivo urbano precisa sobreviver.


>>Parcerias


Para a criação do ACTA foi fundamental parcerias e apoios. Nossas famílias, a comunicação alagoana e nacional e anunciantes. Se eles, esse trabalho não seria possível.  


>>Futuro


 Para os próximos meses, o ACTA anuncia a chegada do seu novo portal, a estreia do programa Agenda e Entretenimento, ACTA Cast, Saúde e bem-estar, Acta PET e a Campanha 'Contrate um artista alagoano', mais uma vez em parceria com o mercado do entretenimento de AL.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados