Quinta, 19 de setembro de 2024
82 99669-5352
Mundo

17/09/2024 às 19h32 - atualizada em 18/09/2024 às 09h14

Acta

MACEIO / AL

VÍDEO: Milhares ficam feridos e 9 morrem após ataque com explosão de pagers do Hezbollah
Ministério da Saúde do Líbano pediu aos cidadãos que tenham dispositivos do tipo que os descartem.
VÍDEO: Milhares ficam feridos e 9 morrem após ataque com explosão de pagers do Hezbollah
Explosões em pagers deixaram mortos e feridos no Líbano. FOTO: reprodução

Ao menos nove pessoas morreram e cerca de 2,8 mil ficaram feridas após explosões de pagers — um tipo de dispositivo de comunicação — no Líbano, segundo o Ministério da Saúde local. O Hezbollah confirmou a morte de alguns de seus integrantes e culpou Israel pelo caso.


As autoridades pediram aos cidadãos que possuem pagers que os descartem e alertou os hospitais para que fiquem em “alerta máximo”.


Os pagers eram novos e tinham sido comprados pelo Hezbollah nos últimos meses, disse uma fonte da área da segurança do Líbano à CNN.


O Exército israelense, que vem realizando ataques retaliatórios contra o Hezbollah desde o início da guerra da Faixa de Gaza em outubro passado, disse que não comentaria o caso.


As explosões ocorreram em diversas áreas no Líbano, particularmente os subúrbios ao sul de Beirute, de acordo com as Forças de Segurança Interna do Líbano.


O embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, está entre os feridos em Beirute, de acordo com o meio de comunicação semioficial iraniano Mehr News.


A Agência Nacional de Notícias (NNA, na sigla em inglês) relatou que pagers “hackeados” explodiram nas cidades de Ali Al-Nahri e Riyaq, no vale central de Beqaa, no Líbano, resultando em um número significativo de feridos. Esses locais são redutos do Hezbollah.


As escolas no Líbano ficarão fechadas nesta quarta-feira (17), de acordo com a NNA.


A agência relatou que institutos técnicos, bem como a Universidade Libanesa e todas as instituições privadas de ensino superior também fechariam “em condenação ao ato criminoso cometido pelo inimigo israelense contra cidadãos, que causou martírio e feriu milhares”.


Profissionais de saúde convocados


Profissionais de saúde em todo o Líbano foram solicitados a se apresentarem urgentemente ao trabalho, dado o “grande número de feridos sendo transferidos para hospitais” após as explosões, pontuou o Ministério da Saúde libanês.


As autoridades também pediram que os cidadãos doem sangue, em antecipação à necessidade crescente.


Veja vídeo da explosão de um pager


Vídeos que circulam nas redes sociais e agências de notícias mostram explosões em vários locais que parecem ser poderosas.


Em um vídeo de câmera de segurança, um homem pode ser visto escolhendo frutas em um supermercado quando uma explosão rasga sua sacola em pedaços.


O local foi verificado pela agência Reuters como um supermercado em Beirute, Líbano, pelos padrões de piso e teto que correspondem às imagens de arquivo do interior da loja. O vídeo também traz marcação de data e hora.


FONTE: CNN Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados