Quinta, 19 de setembro de 2024
82 99669-5352
Geral

17/09/2024 às 12h19 - atualizada em 18/09/2024 às 08h07

Acta

MACEIO / AL

Sefaz Alagoas permite consultar mercadorias retidas pelo código de rastreamento dos Correios
É possível verificar a situação da mercadoria sem a necessidade de comparecer a um posto de atendimento presencial
Sefaz Alagoas permite consultar mercadorias retidas pelo código de rastreamento dos Correios
Foto: Victor Xavier / Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) está modernizando seus serviços e oferecendo uma nova facilidade: a consulta de mercadorias retidas através do código de rastreamento dos Correios. Assim, os contribuintes e consumidores podem acompanhar a entrega de seus produtos de forma mais rápida e prática, verificando se houve retenção pela Sefaz.


Para utilizar o serviço, basta acessar o site da Sefaz (https://www.sefaz.al.gov.br/), entrar na seção "Espaço do Contribuinte" e escolher a opção "Correios/Rastreamento". Também é possível ir diretamente pelo link https://consulta-termo.sefaz.al.gov.br/#/home. Após inserir o código de rastreamento, o usuário pode verificar se o produto foi retido e como proceder para regularizar a situação. Depois de pagar os impostos devidos, a mercadoria é liberada e a entrega segue normalmente pelos Correios.


O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, destaca que essa atualização faz parte da transformação digital em andamento no país. Além de melhorar a fiscalização, o novo serviço facilita o acesso à informação para os cidadãos, que agora têm mais controle sobre suas mercadorias.


“Assegurar que as mercadorias tenham a documentação fiscal correta é garantir que os impostos estão sendo pagos. Esses recursos são fundamentais para que o Estado possa investir em áreas como segurança, saúde e educação”, explicou Suruagy.


Alexandre Rull, chefe de fiscalização de fronteiras, reforça que a maioria das mercadorias é retida por falta de documentação fiscal adequada. Ele comenta que a nova funcionalidade agiliza o processo de verificação, permitindo que o cidadão tenha uma solução rápida para regularizar sua situação.


Caso o contribuinte deseje contestar alguma retenção, é possível fazer isso através da atendente virtual Nise, que está disponível 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. O serviço pode ser acessado no site da Sefaz ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). Para mais informações sobre os serviços disponíveis, acesse: https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.

FONTE: Com informações da Ascom Sefaz

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados