domingo, 22 de dezembro de 2024
82 99669-5352
Geral

12/09/2024 às 19h20 - atualizada em 13/09/2024 às 09h19

Acta

MACEIO / AL

Cientistas são condenadas por desmentirem postagem sobre diabetes
Decisão determinou que vídeo educativo fosse apagado sob pena de multa e estipulou uma indenização por danos morais de R$ 1.000,00.
Cientistas são condenadas por desmentirem postagem sobre diabetes
Laura Marise e Ana Bonassa, do

As cientistas Ana Bonassa, PhD pela USP, e Laura Marise, responsáveis pelo portal “Nunca Vi Ciência”, foram condenadas por desmentirem uma postagem que alegava que o diabetes era causado por vermes.


A decisão foi da juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível.


Em junho de 2023, segundo as cientistas, o perfil denunciado propagava a desinformação e vendia protocolos de desparasitação como cura para o diabetes.


Ana e Laura, em um vídeo educativo, explicaram que o diabetes não é causado por vermes, mostrando prints públicos do perfil que divulgava a desinformação.


À CNN, Ana Bonassa contou que, após começarem a falar publicamente sobre o processo, o autor entrou com pedido de sigilo sob alegação de “assédio e exposição de dados sensíveis”.


A sentença, dada no dia 4 de setembro de 2024, determinou que o vídeo fosse apagado sob pena de multa e estipulou uma indenização por danos morais de R$ 1.000,00. As cientistas ainda podem recorrer.


O que causa a diabetes?


O diabetes é uma síndrome metabólica, causada por diferentes fatores, que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou produção da insulina.


A doença é caracterizada pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais.


As causas são diversas e estão relacionadas principalmente ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados, mas não estão ligadas à vermes.


O tratamento do diabetes pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas das unidades básicas de saúde (UBS) realizam o rastreamento e a identificação precoce.


O acompanhamento pode ser feito a partir de consulta médica multiprofissional, atendimento domiciliar, avaliação e cuidados com os pés, além de ações de educação em saúde, prevenção e manejo das complicações crônicas do diabetes.

FONTE: CNN Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados