31/08/2024 às 23h34
Alberto Lima
Maceió / AL
A conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro, com custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).
O governo justificou a alta pela previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, resultando em menor afluência nos reservatórios do país. Segundo a Aneel, a redução será cerca de 50% abaixo da média.
Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.
Não era acionada bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.
“Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, disse a Aneel.
“Antes das bandeiras, o repasse desses custos de operação era feito apenas nos reajustes tarifários anuais: o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto”.
FONTE: Agora Notícias Brasil
Há 3 minutos
Salário-família tem nova cota com reajustes proporcionais do INSS; veja quem tem direitoHá 9 horas
Deputados estaduais lamentam falecimento de Benedito de Lira em sessão extraordinária na ALEHá 13 horas
Inmet renova alertas de chuvas para todos os 102 municípios de AlagoasHá 13 horas
Mais de 1.600 quilos de recicláveis foram coletados em três dias do Verão MassayóHá 13 horas
PIX continua gratuito e sem qualquer mudança para clientes, diz Febraban