Sexta, 13 de setembro de 2024
82 99669-5352
Geral

21/08/2024 às 16h07

Derek Gustavo

Maceió / AL

Escola em Maceió é monitorada após diagnóstico de meningite em aluna
Menina é estudante do 3º ano. Todos os que tiveram algum contato com ela estão sendo acompanhados.
Escola em Maceió é monitorada após diagnóstico de meningite em aluna
Meningite provoca, entre outras coisas, erupção cutânea. FOTO: reprodução

Após diagnóstico de meningite em uma estudante, a Escola Municipal Doutor José Carneiro, localizada no CEPA, em Maceió, está sob monitoramento. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semes), esse acompanhamento deve durar 10 dias.


A menina é estudante do 3º ano. A confirmação da doença, do tipo bateriana, veio na segunda-feira (19). Desde então, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram na unidade de ensino 2 vezes.


Além da aluna, os outros colegas de turma, pais, professores e pessoas que tiveram algum tipo de contato com ela também estão sendo acompanhados.


Todos receberam medicação antibiótica para prevenção da doença.


Desde o início de agosto, a SMS alterou um novo fluxo de coleta de material para exames que podem detectar a doença.


Agora, a coleta das amostras dos pacientes que passam pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com suspeita da doença são enviadas para o laboratório do Hospital da Cidade, onde passam por exame específico. Depois, o resultado é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde é feita a análise da cepa.


Morte investigada


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu investigação sobre a morte de uma menina de 5 anos, registrada no fim de semana em Satuba, região Metropolitana de Maceió. Ela apresentava suspeita da doença.


Informações dão conta de que ela deu entrada na UPA com sintomas da doença. O quadro evoluiu rapidamente  e não houve tempo para transferí-la para Maceió.


Crianças são as mais atingidas pela doença


A meningite pode ser causada por várias bactérias. As crianças são a faixa etária mais atingida, principalmente as menores de 5 anos. Dependendo do tipo de meningite, em apenas algumas horas após o início dos sintomas, a pessoa infectada pode apresentar um quadro de bastante gravidade.


Em seis meses, Alagoas registrou 36 casos de meningite, onde 13 deles foram fatais. Na capital, no mesmo período,19 casos foram confirmados da doença e 5 mortes registradas. No ano passado, o surto de meningite meningocócica em Maceió foi reconhecido pelo Ministério da Saúde.


Dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), apontam que em 2023 Alagoas registrou 121 casos de meningite e 32 óbitos. Segundo especialistas, em crianças menores de 1 ano a letalidade da doença chega a ser de 57%.


O que é meningite?


A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É causada, na maioria dos casos, por infecções virais e bacterianas, mas também pode ser causada por fungos, medicações ou processos autoimunes. A meningite é transmissível na maioria dos casos, através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

FONTE: com informações do g1 Alagoas

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados