Sábado, 07 de setembro de 2024
82 99669-5352
Educação

18/07/2024 às 16h26 - atualizada em 19/07/2024 às 08h16

Acta

MACEIO / AL

Ampliação de campus da Uneal em Arapiraca começa ainda este mês
Obras serão realizadas no sistema modular, que reduz o tempo de construção e os impactos ambientais
Ampliação de campus da Uneal em Arapiraca começa ainda este mês
Construções fazem parte de um pacote de investimentos anunciado pelo governador Paulo Dantas- Foto: Ascom Uneal

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instalaram nesta quinta-feira (18) uma comissão sobre o transporte aéreo de pets. O colegiado deve consolidar regras mais específicas para a presença de animais em voos domésticos e internacionais. A comissão tem 30 dias de prazo para apresentar a conclusão dos trabalhos.


A iniciativa é um desdobramento decorrente do Caso Joca, amplamente divulgado no país. O cão, da raça golden retriever faleceu em 22 de abril após ser embarcado para um destino errado, no porão do avião, onde permaneceu por várias horas além do previsto.


Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho lembrou a morte do cão e disse que ao final dos trabalhos o colegiado deverá se debruçar sobre um marco legal sobre o tema, que poderá ser implementado por meio de resoluções, portarias e, também iniciativas de projetos de lei a serem apresentadas no Congresso Nacional.


“A gente verificou que as legislações na Europa, Estados Unidos e em outros países têm um déficit real de normas que dialoguem com a agenda de proteção animal, de transporte aéreo, de segurança e o Brasil pode dar um exemplo para muitos países no mundo”, disse o ministro, que destacou que a pasta deve trabalhar para também definir regras para o transporte marítimo de pets.


O reitor em exercício da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Anderson Barros, se reuniu nesta quinta-feira (18), em Maceió, com o setor de engenharia da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a construtora DBN para tratar das obras de ampliação dos campi I, em Arapiraca, e III, em Palmeira dos Índios.


No campus de Arapiraca, as obras de ampliação estão previstas para começar ainda neste mês de julho. Os novos prédios vão contar com 12 salas climatizadas, laboratório, auditório, refeitório, ginásio, área de convivência, vestiário e área administrativa, todas totalmente mobiliadas. A previsão é que as obras sejam concluídas seis meses após o início.


Essas construções fazem parte de um pacote de investimentos anunciado pelo governador Paulo Dantas, que também inclui a oferta de bolsas assistenciais para estudantes, para garantir a permanência dos alunos na universidade. Anderson Barros destacou que a gestão está empenhada em acelerar o processo de construção dos novos prédios.


“A reunião foi produtiva. Discutimos detalhes essenciais do cronograma das obras e os próximos passos para a execução do projeto. Estamos empenhados em acelerar o processo de construção dos novos prédios em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. É um compromisso sério que estamos assumindo, buscando assegurar a celeridade e eficiência das obras, com o objetivo de proporcionar à comunidade universitária da Uneal espaços modernos e mais adequados para o ensino, pesquisa e extensão", afirmou Anderson Barros.


Uma das características desses novos prédios é o uso da construção modular. Este método, que envolve a fabricação de módulos fora do canteiro de obras e a montagem posterior no local, oferece diversas vantagens. A construção modular pode reduzir o tempo total do projeto, minimizando também os impactos ambientais que costumam atrasar as construções tradicionais. Além disso, esse método permite uma gestão de qualidade mais rigorosa e um menor desperdício de materiais, promovendo uma construção mais sustentável.


Estiveram presentes à reunião a engenheira Helenilza Silva e a arquiteta Moana Bastos. 

FONTE: Ascom Uneal

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados