16/09/2023 às 13h22
Acta
MACEIO / AL
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) está disponibilizando para download o E-book Participa Maceió, um material educativo produzido para orientar e estimular os maceioenses durante a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2024. Este ano, as audiências públicas da LOA 2024 serão realizadas no modo virtual, pelo Participa Maceió (www.participa.maceio.al.gov.br) até o dia 18 de setembro.
Para baixar o e-book, basta acessar o site do Participa e clicar na opção ‘E-book Participa Maceió’. O material contém o passo a passo para o cadastro e acesso ao portal, como utilizar as funções que o site oferece e explica como o cidadão deve priorizar as ações que ele considera urgentes para o seu bairro ou região.
O material foi produzido para facilitar a participação do cidadão nesta etapa tão importante para o desenvolvimento do Município e para a construção do orçamento municipal. O e-book também contém uma relação de dúvidas frequentes sobre a LOA 2024 e o orçamento.
A LOA é uma das peças previstas na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica do Município. Ela é elaborada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo. Nessa fase, é estimada a receita e fixada a previsão dos gastos públicos, que serão utilizados em um determinado exercício financeiro.
A peça orçamentária é um instrumento legal utilizado pela Prefeitura de Maceió e define, com base na previsão de receita (de arrecadação dos impostos) os gastos e as políticas públicas que serão executadas durante o exercício. A forma como ela é elaborada considera as ações que foram definidas pelo Plano Plurianual (PPA) e os critérios da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
FONTE: Secom Maceió
Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 11 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 11 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 11 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP