15/07/2023 às 11h09 - atualizada em 15/07/2023 às 15h18
Alberto Lima
Maceió / AL
Referência na assistência de urgência e emergência em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 33.128 exames de imagem de janeiro a junho deste ano. Foram 16.445 raios-X, 13.461 tomografias computarizadas, 1.472 ultrassonografias, 1.420 ecocardiogramas e 330 endoscopias.
Entre os beneficiados está a professora Luciene Santos, de 33 anos, que precisou passar por exames de raios-X quando esteve internada no HGE, devido a um acidente de trânsito. Ela ressalta a relevância dos exames para que os médicos adotassem a conduta mais adequada para o seu total restabelecimento.
"Logo na entrada, na área Vermelha, solicitaram um raios-X e uma tomografia, que diagnosticaram as fraturas das vértebras l4 e l5, além das do braço e perna esquerdos. Durante todo o período em que estive internada, fui acompanhada e passei por exames de imagem que indicaram aos profissionais médicos os locais precisos para os procedimentos cirúrgicos e toda a assistência", relatou a professora.
Para o diretor do HGE, Fernando Melro Fortes, esses números refletem a qualidade da assistência prestada pelo hospital aos pacientes. "O HGE também é referência porque assegura aos pacientes exames imprescindíveis ao diagnóstico, Tivemos, nos últimos seis meses, 24.581 alagoanos atendidos e 33.128 exames realizados, porque alguns usuários realizaram mais de um procedimento e, alguns, inclusive, repetiram para acompanhar a evolução do seu caso”, explicou o gestor.
Moderno
Segundo Kamila Cabral, coordenadora técnica do Serviço de Imagem e supervisora das Técnicas Radiológicas (SATR) do HGE, esses os exames auxiliam diretamente na conduta médica e assistencial, tratamento e cura do paciente. “Eles são a melhor opção para diagnósticos mais precisos, podendo ser realizados de diversas formas. Com os exames é possível avaliar a região onde está o problema, bem como, a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento”, explicou.
Kamila Cabral reforçou que o Centro de Imagem do HGE conta com o que há de mais moderno na atualidade, além de possuir uma das equipes mais bem preparadas da região. “Contamos com médicos radiologistas, médicos em suas especialidades específicas, equipe de enfermagem, técnicos em radiologia e colaboradores administrativos. E nosso serviço contempla exames de tomografia computadorizada, raios-x digital, ultrassonografias, endoscopias, ecocardiograma e hemodinâmica”.
De acordo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Serviço de Imagem do HGE é um dos mais modernos do Estado e vem recebendo investimentos nos últimos meses, visando ampliar a assistência aos pacientes. “Alteramos fluxos, estamos investindo em recursos humanos e adquirindo novos equipamentos de ponta, como um segundo aparelho de Hemodinâmica, visando assegurar que mais alagoanos possam ser assistidos ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de internação e salvando mais vidas”, destacou o gestor da saúde estadual.
FONTE: Neide Brandão / Ascom HGE
Há 10 horas
CEO do Carrefour na França diz que empresa vai parar de comercializar carne do MercosulHá 10 horas
PM de SP mata estudante de medicina durante abordagem em hotelHá 10 horas
Jovem que matou irmão em Maceió tem prisão convertida em internação provisóriaHá 10 horas
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1Há 10 horas
'Somente para brancos': alunos denunciam racismo em faculdade de SP